Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sem turistas chineses, lojas de departamento da Europa se voltam a clientes locais

Redação de Redação
11 de fevereiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Na Espanha, o El Corte Inglés lançou em setembro de 2020 o "Decor Studio", um serviço de design de interiores

Na Espanha, o El Corte Inglés lançou em setembro de 2020 o "Decor Studio", um serviço de design de interiores

As lojas de departamentos, particularmente expostas à crise gerada pela pandemia de Covid-19, implantaram iniciativas digitais sem precedentes no ano passado na Europa. Em entrevista ao Global Retail News, o CEO da Associação Internacional de Lojas de Departamento, Selvane du Ménil, contou como foi essa digitalização e que efeitos ela gerou nos negócios. Confira, abaixo, alguns trechos da conversa.

GRN: Por favor, apresente o escopo de International Association of Department Stores (I.A.D.S.).
Selvane du Ménil: A I.A.D.S. é um think tank que atende a gestão de lojas de departamento. Reunimos 12 lojas de departamentos gigantes globais, incluindo Galeries Lafayette, Manor na Suíça, El Corte Inglés na Espanha, Breuninger na Alemanha, Falabella no Chile e SM nas Filipinas. A receita anual combinada de nossos membros ultrapassa € 31 bilhões por meio de 490 lojas de departamentos e 233 mil funcionários. Nossa missão é promover a cooperação e identificar o aumento da eficiência, compartilhando as melhores práticas, as principais percepções do mercado e promovendo workshops dedicados (sobre temas como gerenciamento de categorias, marcas próprias, etc.). Como esses varejistas costumam ser familiares, não estão sujeitos às mesmas restrições que as de investidores ou dos fundos de pensão.

GRN: Depois de ter como alvo os operadores turísticos chineses, as lojas de departamento agora precisam falar com os clientes locais. É uma volta de 180º.
Selvane du Ménil: Para algumas marcas, isso é muito verdadeiro, especialmente na França, Espanha e Dinamarca. Há uma necessidade real de redirecionar a mensagem e atrair novamente mais clientes locais. No entanto, quem são esses clientes, o que podemos vender e como podemos vender na ausência de turistas? É necessário reconquistar nossa voz e credibilidade de marca pelo contato direto com novos clientes locais. A alemã Breuninger é particularmente avançada neste campo. Em 2020, a loja vendia diretamente para clientes locais via WhatsApp e Facetime. Quem conhece o mercado alemão sabe como é difícil entrar em suas redes sociais privadas. Alguns clientes receberam produtos para experimentar em casa. Nicolas Houzé (proprietário da Galeries Lafayette) também criou um relacionamento direto semelhante com o cliente em 2020, enviando e-mails diretamente aos clientes. A primeira ação do novo chefe da Printemps foi enviar e-mail aos clientes. Isso foi algo que Paolo de Cesare [CEO da empresa até o ano passado] nunca fez.

GRN: As categorias de moda, beleza e luxo também estão altamente expostas…
Selvane du Ménil: Na Europa Ocidental, as vendas de moda feminina despencaram em 2020. Na moda feminina, quem caiu 30% está feliz. Para maquiagem, perdemos 20%. A casa (decoração, pequenos equipamentos, produtos eletrônicos, equipamentos esportivos) impulsiona as vendas. Tudo isso tem múltiplas consequências para o layout da loja, planejamento de compras e marketing. Até o momento, não houve uma reorganização drástica em favor de uma categoria ou outra, mas estamos vendo algumas iniciativas interessantes. Na Espanha, o El Corte Inglés lançou em setembro de 2020 o “Decor Studio”. É um serviço de design de interiores. Os clientes falam diretamente com artesãos e decoradores que ajudam a pensar o layout de uma casa de uma forma global. Vender apenas lâmpadas e almofadas como a Ikea não é mais suficiente.

Fonte: Global Retail News
Imagem: Global Retail News

Postagem anterior

Nubank, Banco Inter e Magalu Pay têm maior aprovação entre bancos digitais

Próxima Postagem

Latam Retail Show 2021: maior evento de varejo da América Latina será em setembro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
Economia

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China
Economia

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
A transformação digital passa pelo gerenciamento adequado de dados

Latam Retail Show 2021: maior evento de varejo da América Latina será em setembro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.