Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo precisa estar mais próximo do que está do ecossistema de startups

Caio Camargo de Caio Camargo
11 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Start Up

Não é raro você abrir a página de algum site ou jornal de economia e não ver pelo menos uma vez na semana alguma novidade sobre algum player de varejo que está adquirindo ou investindo em alguma startup, caminho também que vem sendo fortemente seguido por muitas das empresas de serviços.

Tanto o varejo quanto as empresas de serviços parecem ter nas startups o mesmo objetivo: complementarem seu portfólio de ofertas de serviços, onde se o varejo tem como alvo o consumidor, o prestador de serviço tem como alvo atender melhor o próprio varejista nesse sentido.

Players nesse sentido não faltam e se o Magazine Luiza é para muitos uma das grandes referências nesse sentido, empresas como Netshoes, GPA, Carrefour, entre tantas outras estão criando cases muito interessantes em termos de resultados nesse sentido.

A própria Amazon anunciou nessa semana que começa a oferecer seus serviços de loja automatizada para outros varejistas, algo como um white label de sua Amazon Go, num movimento impensável até pouco tempo atrás.

Embora o cenário otimista, muito ainda precisa ser feito quando falamos do varejo como um todo. Na pesquisa realizada pela GS&UP, sobre a aplicação de tecnologias no varejo, e conversando com os principais líderes de tecnologia e inovação no setor, cerca de 1/3 dos entrevistados (30%), colocaram o tema startups como um dos mais relevantes atualmente no contexto do varejo, entretanto, apenas 23% dos varejistas entrevistados disseram ter investimentos ligados à essa área nos próximos três anos.

Embora mais de 75% dos entrevistados que tenham interesse pelo tema, irão destinar seus investimentos para esse segmento, isso mostra a dificuldade que o assunto tem de escalar no varejo, talvez por desconhecimento, mas também até mesmo por receio de se aproximar desse mercado.

Não é necessário investir como um dos jurados do programa de televisão “Shark Tank” para se aproximar desse ecossistema. As startups oferecem uma série de oportunidades, por custos muito interessantes, para que sejam resolvidas dores específicas de mercado, muitas vezes fora do radar das grandes empresas.

Muitas delas oferecem acesso a informações que antes não eram nem imaginadas no dia a dia da rotina das empresas. E você não precisa ir para o Vale do Silício atrás de novas soluções para o seu negócio.

As principais capitais do país, além de muitas outras cidades brasileiras, já oferecem dezenas de espaços dedicados a aproximar empresas e startups. Cubo, Inovabra, HubSalvador são algumas iniciativas icônicas nesse sentido.

Em suma, não faltam oportunidades para você tentar inovar em seu negócio, ou buscar resultados diferentes, exatamente agindo de forma diferente, buscando novos caminhos. Tente, teste, arrisque, e obtenha novos (e quem sabe melhores) resultados.

Pense nisso!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Chatbots: varejo deve gastar US$ 142 bilhões em 2024

Próxima Postagem

Vendas globais de smartphones apresentam queda no quarto trimestre de 2019

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado de smartphones

Vendas globais de smartphones apresentam queda no quarto trimestre de 2019

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.