Franquias de alimentação lideram ranking das maiores do Brasil

Cacau Show, McDonald's, Subway e AM&PM estão entre as 10 maiores

Com 36% de participação, as franquias do setor de alimentação continuam liderando o ranking das maiores do Brasil da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Entre as 10 primeiras, quatro são do setor. A rede Cacau Show alcançou o primeiro lugar da lista, com 3.763 operações, contra 2.827 no período anterior, um crescimento de 33,1%.

“A Cacau Show nunca mirou assumir o primeiro lugar do ranking. Isso é a consequência do trabalho de nosso time, parceria com nossos franqueados e fornecedores, e da forte crença no nosso País”, diz o vice-presidente da rede, Daniel Roque.

O executivo destaca  que a proximidade com o consumidor e a busca por uma relação justa de preço tornaram a marca relevante para o mercado e possibilitaram o crescimento. “Com base nisso, entendemos que seria possível crescer. Nos organizamos, nos estruturamos e avançamos em direção ao objetivo”, afirma.

O McDonald’s se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias em 2022, uma variação de 0,4% em relação ao ano anterior. O Subway subiu de sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações, seguido pela rede AM/PM, com 1.774 unidades.

“Durante o ano de 2022, tivemos diversas inaugurações e pudemos levar a nossa marca para mais consumidores no território nacional. Para esse ano, nosso objetivo é seguir nesse ritmo e oferecer a deliciosa e saborosa experiência Subway para consumidores de todas as partes do Brasil”, comenta Willian Giudici, diretor-geral da Subway.

As 50 Mais

O ranking com as 50 maiores franquias traz outras marcas de alimentação: Burger King Brasil (1.255 operações), Bob’s (997), Nutrimais (658), Kopenhagen (512), Empório Mineiro Cheirin Bão (414), Mais 1 Café (394), Chocolates Brasil Cacau (384) e Giraffas (365).

“Embora tenha crescido a participação de redes de alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes”, diz o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

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Novos modelos de negócios

Para Simone Galante, CEO da Galunion, tradicionalmente as redes de alimentação que figuram no  ranking da ABF investem em novas estratégias e novos modelos de negócio com menor investimento, como a Cacau Show, mas sem abandonar a questão da digitalização.

“A gente vê o McDonalds mantendo essa posição e, dentro do seu tamanho, teve um crescimento positivo muito importante. Ele realmente tem estratégias múltiplas de digitalização. O Subway, além da sua força digital, tem também o turnaround, aquisição feita pela SouthRock, que potencializou principalmente o melhor atendimento ao consumidor. Também vemos a questão da conveniência, porque a AmPm está forte”, explica Simone.

Simone pontua que o Burger King tem uma estratégia digital interessante, além de novos modelos de negócio. “O Bob’s, que investiu também nessa variante, fez a digitalização – já era precursor com quiosques e investiu em novos canais e venda de produtos, como molhos, em outros lugares. Essas iniciativas geram interesse e conteúdo para o consumidor em suas ocasiões de consumo. Outro ponto importante é a questão do café voltando forte no momento de encontro”, diz.

Olhar para o consumidor

Dados da Pesquisa Galunion sobre Alimentação, de setembro de 2022, mostram que as pessoas saem para comer por diversos motivos, mas que o reencontro social (rever família e amigos, celebrações) é o principal, seguido de pratos que não podem ser reproduzidos em casa. E nessa hora, o consumidor deseja serviço rápido, principalmente de franquias de serviço rápido e cafeterias. Com base nos dados levantados na pesquisa, fatores como a inovação do cardápio

“E nessas duas ocasiões o setor de franchising tem investido em saber onde e para que inovar. É mais simples adicionar as novidades de acordo com as tendências de mercado. O importante é focar na necessidade do consumidor e como atendê-lo com excelência em todas as esferas do negócio, como por exemplo, a inovação do cardápio, proporcionando uma boa jornada de compra e uma experiência de consumo de qualidade”, completa Simone.

Imagem: Shutterstock

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