Franquias de alimentação lideram ranking das maiores do Brasil

Cacau Show, McDonald's, Subway e AM&PM estão entre as 10 maiores

Com 36% de participação, as franquias do setor de alimentação continuam liderando o ranking das maiores do Brasil da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Entre as 10 primeiras, quatro são do setor. A rede Cacau Show alcançou o primeiro lugar da lista, com 3.763 operações, contra 2.827 no período anterior, um crescimento de 33,1%.

“A Cacau Show nunca mirou assumir o primeiro lugar do ranking. Isso é a consequência do trabalho de nosso time, parceria com nossos franqueados e fornecedores, e da forte crença no nosso País”, diz o vice-presidente da rede, Daniel Roque.

O executivo destaca  que a proximidade com o consumidor e a busca por uma relação justa de preço tornaram a marca relevante para o mercado e possibilitaram o crescimento. “Com base nisso, entendemos que seria possível crescer. Nos organizamos, nos estruturamos e avançamos em direção ao objetivo”, afirma.

O McDonald’s se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias em 2022, uma variação de 0,4% em relação ao ano anterior. O Subway subiu de sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações, seguido pela rede AM/PM, com 1.774 unidades.

“Durante o ano de 2022, tivemos diversas inaugurações e pudemos levar a nossa marca para mais consumidores no território nacional. Para esse ano, nosso objetivo é seguir nesse ritmo e oferecer a deliciosa e saborosa experiência Subway para consumidores de todas as partes do Brasil”, comenta Willian Giudici, diretor-geral da Subway.

As 50 Mais

O ranking com as 50 maiores franquias traz outras marcas de alimentação: Burger King Brasil (1.255 operações), Bob’s (997), Nutrimais (658), Kopenhagen (512), Empório Mineiro Cheirin Bão (414), Mais 1 Café (394), Chocolates Brasil Cacau (384) e Giraffas (365).

“Embora tenha crescido a participação de redes de alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes”, diz o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Novos modelos de negócios

Para Simone Galante, CEO da Galunion, tradicionalmente as redes de alimentação que figuram no  ranking da ABF investem em novas estratégias e novos modelos de negócio com menor investimento, como a Cacau Show, mas sem abandonar a questão da digitalização.

“A gente vê o McDonalds mantendo essa posição e, dentro do seu tamanho, teve um crescimento positivo muito importante. Ele realmente tem estratégias múltiplas de digitalização. O Subway, além da sua força digital, tem também o turnaround, aquisição feita pela SouthRock, que potencializou principalmente o melhor atendimento ao consumidor. Também vemos a questão da conveniência, porque a AmPm está forte”, explica Simone.

Simone pontua que o Burger King tem uma estratégia digital interessante, além de novos modelos de negócio. “O Bob’s, que investiu também nessa variante, fez a digitalização – já era precursor com quiosques e investiu em novos canais e venda de produtos, como molhos, em outros lugares. Essas iniciativas geram interesse e conteúdo para o consumidor em suas ocasiões de consumo. Outro ponto importante é a questão do café voltando forte no momento de encontro”, diz.

Olhar para o consumidor

Dados da Pesquisa Galunion sobre Alimentação, de setembro de 2022, mostram que as pessoas saem para comer por diversos motivos, mas que o reencontro social (rever família e amigos, celebrações) é o principal, seguido de pratos que não podem ser reproduzidos em casa. E nessa hora, o consumidor deseja serviço rápido, principalmente de franquias de serviço rápido e cafeterias. Com base nos dados levantados na pesquisa, fatores como a inovação do cardápio

“E nessas duas ocasiões o setor de franchising tem investido em saber onde e para que inovar. É mais simples adicionar as novidades de acordo com as tendências de mercado. O importante é focar na necessidade do consumidor e como atendê-lo com excelência em todas as esferas do negócio, como por exemplo, a inovação do cardápio, proporcionando uma boa jornada de compra e uma experiência de consumo de qualidade”, completa Simone.

Imagem: Shutterstock

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