Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • M&C CAPITAL
    • M&C FRANCHISING
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • BANDNEWS FM
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • M&C CAPITAL
    • M&C FRANCHISING
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • BANDNEWS FM
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A “milenização” como fenômeno de mercado – Parte 2

Redação de Redação
15 de fevereiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos

Os Millennials formam uma geração não tão rebelde, mas com causa. Definitivamente o que marca o comportamento dessa geração é que eles buscam causa e propósito em quase tudo o que fazem.

Empoderados e conectados como nenhuma outra geração anterior, eles buscam, como bem foi colocado durante o último NRF Retail’s Big Show, mais do que o “what” (o que comprar), eles querem o “why” (porque comprar). Na essência desse raciocínio está o fato que vivemos uma era de grande afluência e oferta de quase tudo a ponto de caracterizar um cenário de dificuldades na opção do que escolher e comprar. É o já definido paradoxo da escolha. Para a maioria dos participantes dessa geração existe o claro interesse de se aliarem a conceitos que tenham causa e buscam propostas com causas que possam chamar de suas e com as quais se identificam e adotam. Às vezes mais de uma. Sejam causas sociais, ambientais, econômicas, comportamentais, politicas ou quaisquer outras. Buscam razão para adesão.

As marcas, sites, lojas, produtos e serviços que tenham esse mercado como alvo, têm que ter muita clara uma proposta genuína de valor e uma razão para existir. E é um equívoco imaginar que basta travestir uma proposta, incorporando valores, códigos e elementos da Geração Millennial que poderá ter a adesão desse segmento.

Um exemplo de proposta que não decolou nessa direção é a área “one below”, de 5 mil m² na Macy’s, na rua 34  em Nova Iorque (EUA), que desenvolveu uma repaginação total de um andar focando no atendimento dos Millennials e Geração Z.

Sem dúvida, ficou interessante como tentativa, reunindo impressoras 3D desenvolvendo acessórios e complementos de moda, com espaços para selfies ambientados, trocadores para testar produtos permitindo ambientação com diferentes iluminações simulando locais e momentos do dia, corners de marcas aspiracionais para o segmento, comunicação visual com forte apelo tech, muitos e inovadores elementos de iluminação e manequins incorporando a linguagem adequada.

Quase tudo “by the book”, porém faltando a essência que é autenticidade de causas e propostas que podem gerar engajamento. E o resultado de vendas definitivamente fica aquém do que se propunha. Fundamentalmente porque não é a “embalagem” que vai envolver essa geração, mas é sim a autenticidade e o genuíno comprometimento com elementos que transcendem aos produtos e serviços oferecidos.

A H&M, também focando no mesmo segmento, criou o conceito H&M Conscious, com apelo de sustentabilidade no futuro da moda, que recebe vestuário de qualquer marca que o consumidor queira descartar, os recicla, e oferece 15% de desconto na compra de um produto na loja. Tentando reunir o apelo comercial com o de sustentabilidade, de uma forma particular, mas tentando dar mais uma razão para ser a loja escolhida.

De forma muito mais ambiciosa, a AB Inbev, para sua marca Stella Artois, aderiu à campanha desenvolvida pela Water.org, para minorar o problema de estimadas 663 milhões de pessoas sem acesso regular ao líquido no Planeta.

Com a chamada Buy a Lady a Drink, para cada taça vendida de Stella Artois especialmente decorada, a empresa contribui para viabilizar cinco anos de água limpa para uma pessoa em algum lugar selecionado e necessitado do mundo.

Com o mesmo apelo, a Chipotle, rede de foodservice que opera desde 1993 (uma empresa millennial nos Estados Unidos com mais de 1.400 restaurantes), tem desenvolvido uma série de atividades voltadas a essa geração. É surpreendente o fato de que a rede teve nos últimos dois anos mais de 30% de crescimento de vendas. Entre suas atividades focadas na geração, está o “Cultivate Festival”, mesclando culinária e música, promovido regularmente em diversas cidades daquele país.

Assim também são as atividades da Chipotle Foundation, focada na agricultura sustentável e envolvendo apoio ao cultivo econômico de produtos para alimentação por famílias e outro programa de educação sobre alimentos. Tudo indica que para a nova realidade dos Millennials, ao conhecido conceito EST será preciso adicionar o MENT. explicando.

A McMIllan-Doolittle, empresa de consultoria norte-americana de varejo, membro do Ebeltoft Group, como a GS&MD-Gouvêa de Souza, criou no passado o conceito de que para fugir das mesmice ou do buraco negro, como conceituaram, uma empresa deveria adotar um EST no seu posicionamento:

-Cheapest – o mais barato;

-Biggest – dominante numa determinada categoria de produto;

-Hottest – significando o mais desejável na área de moda;

-Easiest – oferecendo a mais conveniência;

-Quickest, o mais rápido para atender e servir.

Tudo parece indicar que na atual realidade e para essa geração e mais os Zs, que os seguem, será preciso adicionar commitMENT e alignMENT, representando o compromisso e alinhamento com causas genuinamente propostas e defendidas pelas marcas, negócios, empresas e lojas.

Um bom exemplo do que pode ser essa estratégia, levada ao seu limite, poderá ser o lançamento pela Whole Foods, no segundo semestre de 2016, de seu novo formato com a marca 365, a mesma de seus produtos de marca própria.

A Whole Foods opera mais de 420 lojas prioritariamente nos Estados Unidos e também no Canadá e Inglaterra. É uma empresa admirada por seus valores e posicionamento e seu fundador John Mackey foi um dos criadores do conceito de capitalismo consciente e também co-autor do livro que trata do tema, que se tornou best seller no mundo dos negócios.

As propostas de alimentos saudáveis e orgânicos, sua estrutura, organização, valores e forma de atuar, transformaram a Whole Foods num ícone no mundo do varejo alimentar no mundo. Além de ser, por 18 anos consecutivos, um dos melhores lugares para trabalhar nos Estados Unidos.

O único problema é que os preços praticados ficam muito acima do que é viável para a geração Millennial. Por conta disso, eles estão desenvolvendo e já anunciaram o lançamento de seu novo formato, mais compacto e acessível, que terá suas primeiras seis lojas abertas neste segundo semestre de 2016, sendo a primeira delas em Los Angeles.

O que não pode ser ignorado e precisa ser definitivamente incorporado ao repensar dos negócios é que para atender as gerações dos Millennials e as dos Zs, será preciso necessariamente propor, desenvolver e sustentar conceitos e propostas que estejam muito além dos benefícios diretos que produtos e serviços possam oferecer. De forma genuína, autêntica e sustentável, eles têm que dar razões para serem escolhidos, por suas propostas e causas defendidas, que permitam gerar alinhamento e comprometimento. Isso é a “milenização” como processo transformador de mercado.

Confira a primeira parte deste artigo, clicando aqui.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Propósito – a palavra de ordem de 2016

Próxima Postagem

O momento da cobrança de “luvas” nos pontos comerciais de ruas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Calçados Bibi aposta em experiência familiar de loja para acelerar expansão
Varejo

Calçados Bibi aposta em experiência familiar de loja para acelerar expansão

9 de julho de 2026
E aí, IA até no futebol?
Artigos

E aí, IA até no futebol?

9 de julho de 2026
5àsec lança 'New Locker' para oferecer serviço de lavanderia remoto e expandir rede no Brasil
Economia

5àsec aposta em armários digitais para ampliar presença fora das lojas

9 de julho de 2026
Amazonia Bio Group expande exportação e prepara chegada ao varejo
ESG

Amazonia Bio Group amplia exportação de superfrutos e prepara entrada no varejo brasileiro

9 de julho de 2026
Bath & Body Works abre 1ª loja no Brasil nesta quinta-feira
Varejo

Bath & Body Works abre 1ª loja no Brasil nesta quinta-feira e estreia e-commerce no País

8 de julho de 2026
Pizzaria oficial das Tartarugas Ninja estreia no Brasil na Avenida Paulista
Foodservice

Primeira pizzaria das Tartarugas Ninja da América Latina chega a São Paulo neste mês

8 de julho de 2026
acessibilidade
Artigos

Acessibilidade exige compromisso, diálogo e soluções viáveis

8 de julho de 2026
Krispy Kreme chega à Zona Norte de SP com sua primeira pop-up
Foodservice

Krispy Kreme chega à Zona Norte de São Paulo com sua primeira loja pop-up na região

8 de julho de 2026
Próxima Postagem

O momento da cobrança de “luvas” nos pontos comerciais de ruas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Calçados Bibi aposta em experiência familiar de loja para acelerar expansão

Calçados Bibi aposta em experiência familiar de loja para acelerar expansão

9 de julho de 2026
E aí, IA até no futebol?

E aí, IA até no futebol?

9 de julho de 2026
5àsec lança 'New Locker' para oferecer serviço de lavanderia remoto e expandir rede no Brasil

5àsec aposta em armários digitais para ampliar presença fora das lojas

9 de julho de 2026
Amazonia Bio Group expande exportação e prepara chegada ao varejo

Amazonia Bio Group amplia exportação de superfrutos e prepara entrada no varejo brasileiro

9 de julho de 2026
Cesta básica fica mais cara em 17 capitais brasileiras em junho

Cesta básica fica mais cara em 17 capitais brasileiras em junho

8 de julho de 2026
Bath & Body Works abre 1ª loja no Brasil nesta quinta-feira

Bath & Body Works abre 1ª loja no Brasil nesta quinta-feira e estreia e-commerce no País

8 de julho de 2026

Copyright © 2026 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Gouvêa Ecosystem
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie na M&C
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

“A Mercado&Consumo possui parceria com o Grupo UOL, que utiliza "cookies" essenciais e outras tecnologias semelhantes para a coleta e processamento de dados, os quais são feitos nos termos da política de privacidade do Grupo UOL.”