Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os melhores cases de IA da NRF 2024

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
15 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos

“Estamos entrando em um superciclo tecnológico”. Essa foi uma das frases da tão aguardada e concorrida palestra da Amy Webb no SXSW 2024, maior festival de inovação e criatividade do mundo. Esse superciclo se caracteriza por uma janela de 20 anos com tamanho avanço tecnológico que transformará fundamentalmente a forma como vivemos e vivenciamos o mundo, será o maior avanço tecnológico da história do mundo.

Mensagem forte, não? Ela não é a única. Bill Gates também tem falado amplamente sobre o tema. Segundo ele, a IA trará uma revolução ao mundo maior do que a internet trouxe há 20 anos e teremos o maior aumento de produtividade da história da humanidade.

O mais interessante é que a própria Amy comentou que é muito desafiador antever como será o futuro empoderado pela IA, assim como não conseguíamos vislumbrar todas as disrupções que a internet traria há 20 anos.

Inteligência Artificial na NRF

É claro que o maior evento de consumo e varejo do mundo também não ficaria de fora das discussões da transformação que a IA trará para o segmento de consumo e varejo, sendo esse um dos temas mais abordados e discutidos na NRF 2024.

Marcando presença em praticamente todos os stands de tecnologia da enorme área de exposição de mais de 30.000 m², o tema foi praticamente inserido em todas as palestras do evento. Em maior ou menor grau, a IA se consolidou como uma das grandes tendências e promete ser o principal motor de inovação para o nosso mercado.

Mesmo que ainda em estágio inicial, diversas empresas apresentaram seus cases de aplicação da IA e, como é o esperado de todas as novas tecnologias, as aplicações estão concentradas em melhorar e otimizar processos atuais, e não em transformações estruturais.

Mapeamos as seguintes áreas de maior uso e aplicação da IA na NRF 2024:

Princpiais cases de IA na NRF

Vamos aos cases que mais se destacaram na NRF 2024, procuramos selecionar exemplos de diferentes cenários e aplicações.

Amazon Ads – Personalização 1 a 1

A Amazon mostrou seu case de produção de anúncios gerados por IA. Basta selecionar os SKUS desejados, escolher o tema de fundo, a aplicação e, pronto, fotos realistas em diferentes casos de uso gerados em tempo real pela máquina.

Foi discutido que em um futuro próximo poderemos personalizar ao extremo a experiência digital de cada consumidor e teremos fotos, descrições, reviews, vídeos explicativos etc. customizados cliente a cliente.

 Carrefour França – Atendimento via IA

Na palestra da Gouvêa Ecosystem na NRF24, mostramos os cases mais inovadores de varejo no mundo. Um deles foi o do Carrefour na França, que integrou seus canais digitais com uma versão personalizada do ChatGPT-4.

A IA se faz presente em todos os canais de atendimento ao consumidor e reponde de forma natural a qualquer questão relacionada ao Carrefour, como status dos pedidos, ofertas personalizadas, planejamento para um jantar, receitas etc. A IA foi batizada de Hopla! e usa os dados de navegação e histórico do cliente para entregar as melhores recomendações personalizadas 1 a 1.

Rewind – Assistentes pessoais

“Todos nós teremos assistentes pessoais dentro de 3 a 5 anos cuidando da nossa vida pessoal e profissional”. Essa foi a frase da Kate Ancketill, CEO da GDR na NRF24.

O uso dessas novas tecnologias promete escalar a produtividade dos profissionais e das empresas. E exemplos de aplicativos de assistentes pessoais baseados em IA não faltaram: ChatGPT, da OpenAI; CoPilot, da Microsoft; PI etc.

Um dos que mais chamaram a atenção foi o da empresa Rewind, que por meio de aplicativos instalados no seu celular e computador passa a ler tudo o que você faz (e fez) nesses ambientes, permitindo com que o usuário faça perguntas de forma natural e aberta para obter sua resposta, algo como “Onde será o meu evento de sexta-feira?”, Qual o nome da pessoa da empresa ABC com que eu almocei na semana passada?” ou “Qual o faturamento da empresa 123 que Fulano comentou comigo?”

O mais interessante é que essa empresa está desenvolvendo, ainda em fase de protótipo, um pingente que ouvirá e transcreverá tudo o que é dito pelo usuário e no seu entorno, amplificando ainda mais o poder do assistente pessoal.

 

Superbalist – Redução de custos

A varejista de moda sul-africana Superbalist implementou nos seus canais digitais uma ferramenta baseada em IA para encontrar o tamanho certo para cada cliente. Esse é um grande desafio, considerando as inúmeras variações nas modelagens e no caimento único de cada peça.

Usando como dados de entrada do usuário apenas a altura, o peso e o formato do corpo, a ferramenta cruza tais informações com os dados da modelagem de cada peça usado pelas confecções e do comportamento de dezenas de milhares de outros clientes, como satisfação, reviews, taxas de devolução etc., para mitigar ao máximo o problema de devoluções pela compra do tamanho errado.

Walmart – Diga adeus a fazer compras

Outro case que chamou bastante a atenção foi o do Walmart, com o uso de IA aplicado ao programa de fidelidade da empresa, o Walmart Plus.

Através dessa aplicação, a empresa começou a prever quais itens seus clientes “querem comprar”, com base no seu histórico de compra, taxa de consumo e comportamento. Dessa forma, os clientes nunca mais precisarão lembrar de comprar o seu refrigerante favorito, por exemplo.

Um estágio ainda mais desenvolvido é a integração dessa IA com o serviço do Walmart chamado “In home delivery”, em que o entregador da empresa consegue abrir a garagem ou portão do cliente através do seu aplicativo e deixar as compras dentro de casa.

No limite, o Walmart prevê que seus consumidores nunca mais precisarão fazer compras. A IA fará todo o trabalho para eles e os itens aparecerão “magicamente” dentro das suas casas.

O Walmart reforçou que esse não é um serviço de assinatura de itens específicos que o cliente escolhe, mas, sim, que é uma IA determinando o que, quando e quanto o cliente precisa.

Visão do futuro

Como mencionei no início desse artigo, as aplicações demostradas, apesar de avançadas e já em operação, ainda estão em estágio inicial, pois estão centradas em otimizar os processos e as rotinas  existentes. Entretanto, estamos no limiar de novas aplicações, ideias e modelos de negócios que ainda não conseguimos antever, pois as bases que darão sustentação para essas transformações estão sendo construídas neste exato momento.

Apesar de o caminho ser ainda nebuloso, o destino, por outro lado, parece ser bem mais claro. Todos os segmento serão profundamente impactados, desafiados e transformados pelas novas tecnologias, abrindo amplo espaço e oportunidade para novos entrantes desafiarem o status quo. Isso demandará a reinvenção dos protagonistas de hoje para se manterem nessa posição.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação 

Postagem anterior

Alfama amplia relevância no mercado de foodservice com carnes porcionadas e parceria com o Eataly

Próxima Postagem

Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.