Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O tic-tac para a explosão de fechamento de bares no Brasil

Cristina Souza de Cristina Souza
15 de dezembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Sebrae oferece formação gratuita de gestão para setor de foodservice

Com muito orgulho, empresários e executivos do setor bradam: “somos resilientes”, “estamos otimistas”, “o último setor a entrar e o primeiro a sair da crise”, e por aí vai. São frases importantes, que demonstram a cultura de um segmento que se inventa e se reinventa a cada intempérie, a cada governo, às mudanças de regras, a tudo.

Passamos o ano de 2020 tentando projetar quando a crise estaria encerrada, como seria a retomada, o comportamento dos clientes, a sobrevivência ou não dos negócios e as marcas deixadas pelo coronavírus. Mas chegamos nesse final de ano ainda com muitas incertezas.

Na Europa, quando foi encerrado o lockdown e chegou a primavera, houve uma redução assombrosa do número de casos. E assim os brasileiros esperaram que ocorresse por aqui. Mas a curva não cede. Estamos na segunda onda ou nem saímos da primeira?

Para nossa felicidade, países anunciam o início da vacinação, ou seja, renovamos nossas esperanças, mas, para nossa infelicidade, o governo federal brasileiro criou um ambiente (de novo) de politização e polarização sobre mais um tema fundamental para a sociedade.

O governo do Estado de São Paulo apresenta regras mais duras, especialmente para bares, com medidas que certamente irão resultar em quebradeira de quem tinha conseguido sobrevida até aqui. Os empresários são totalmente favoráveis a conter essa nova onda de propagação do vírus, mas uma medida desse porte tem de vir acompanhada de apoio econômico real ao setor.

Na Inglaterra, durante o lockdown e para retomada, o governo organizou uma série de ações para evitar o fechamento definitivo de bares e restaurantes: reduziu impostos de 20% para 5% por seis meses, assumiu salários de 1.000 libras por funcionário para evitar demissões em troca da manutenção de empregos até janeiro de 2021 e ofereceu vouchers de 50% de reembolso (menos em bebidas alcoólicas) para quem fizesse refeições fora de casa.

A MP 936 foi um marco e funcionou para muitos, mas sua validade se encerrou e, quando todos acharam que poderiam dizer “feliz ano novo”, vem uma nova carga de preocupações causadas por restrições e incertezas.

A indústria de bebidas, que buscou apoiar os estabelecimentos com inúmeras ações – sites, delivery, cupons de descontos, venda antecipada, flexibilização de pagamentos, protocolos, orientações e até apoio financeiro -, talvez não consiga novamente apoiar. Ela mesma deverá tomar medidas mais drásticas, gerando demissões de seus funcionários, aumentando preços e reduzindo ações de incentivo e apoio ao setor.

Seria mais inteligente restringir a ocupação dos bares e ampliar horários de atendimento ou de fato mandar as pessoas mais cedo para casa? A mim, parece inocência achar que o fechamento dos bares às 20h no Estado de São Paulo levará jovens a voltarem para casa, ligarem a TV e não se aglomerarem. Festas clandestinas, reuniões de amigos, churrascos, carros estacionados na rua em frente às residências, isso tudo aconteceu durante toda a pandemia. As pessoas terão suas residências fiscalizadas? Isso não é real e nem é factível, e o pior, prejudica um setor que engatinhava em direção à recuperação.

Infelizmente, realizar as eleições no modo clássico gerou um inconsciente coletivo: “se posso aglomerar para votar, posso aglomerar para me divertir”. Carreatas de políticos não foram coibidas, coletivas de imprensa presenciais também não. Sim, as pessoas são criticadas, mas também estão afiadas para criticar ações impensadas dos governantes.

Usando novamente como exemplo São Paulo, o comércio teve seu horário ampliado de 10 para 12 horas de funcionamento justamente para não ocorrerem aglomerações. Está faltando razoabilidade do governo. As ruas de comércio popular estão lotadas e não está havendo gestão alguma dessa situação.

O que me parece razoável é reforçar o entendimento dos clientes para manterem os cuidados e criar formas para rastrear novos casos. Pessoas que forem a bares deveriam fornecer seus dados e, se apresentarem sintomas, sinalizarem para que imediatamente seja dado um alerta aos demais clientes que estiveram no estabelecimento no mesmo dia e local para que façam o isolamento social. Os chineses tomaram esse tipo de ação, retomaram eventos e escolas, bares e restaurantes seguem em operação e a previsão é o país fechar o ano de 2020 com 1,9% de crescimento do PIB. Dia 12 de dezembro, registraram 24 casos, contra 43.900 no Brasil.

A média de mortes por dia no Brasil caiu, mas de casos, não. Felizmente, os protocolos de tratamento têm sido eficientes, mas casos novos e recidivas voltam a lotar os hospitais.

Não colapsamos o sistema de saúde no início da pandemia. Vai acontecer agora? Não colapsamos o setor de bares. Vai acontecer agora?

Vamos torcer para que os últimos dias deste ano sejam de alinhamento entre as lideranças políticas e de ações mais estruturadas para o setor.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Perspectivas econômicas para 2021 são boas, afirma economista-chefe da XP

Próxima Postagem

“A Covid-19 nos fez inovar e repensar a experiência do cliente”, afirma Neil Stern

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
“A Covid-19 nos fez inovar e repensar a experiência do cliente”, afirma Neil Stern

"A Covid-19 nos fez inovar e repensar a experiência do cliente", afirma Neil Stern

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.