Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As lojas multiproposta estão se espalhando

Redação de Redação
16 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Ao contrário do que fora previsto, quem ainda não tem loja está buscando alternativas para criar seus pontos de vendas, relacionamento e muito mais. As lojas multiproposta estão se espalhando.

Na semana passada, por coincidência, foi inaugurada a primeira unidade nesse conceito do Google, em Londres, que por si só não seria muita coisa, não fosse o fato de que tudo que a empresa anuncia vira manchete global. Veja o vídeo.

A loja aberta em Londres é uma “loja dentro de loja” (store within a store) e fica em uma unidade da Currys PC World, em Tottenham Court Road, não muito distante da flagship da Apple na cidade. Duas outras lojas no mesmo conceito estão previstas para este ano ainda em Londres.

A unidade acompanha a tendência de apresentar propostas diversas envolvendo produtos e serviços, gerando experimentação, educação, treinamento e experiências aos consumidores, permitindo que interajam e “degustem” tudo o que é oferecido. E podem até comprar.

Na mesma semana, a Dafiti inaugurou sua primeira loja temporária (pop up) na rua Oscar Freire, em São Paulo, com 400 m2 e proposta de ser um ponto de exposição de seus produtos, inclusive de sua recém-lançada marca própria, além de espaço para relacionamento com os consumidores. Sua característica principal é o conceito “showrooming” com as vendas efetuadas por meio de acesso dedicado ao site e entrega posterior. Início do idílio da marca com as lojas.

Outra que qualquer especulação vira manchete global, a Amazon, foi protagonista de notícias que anunciavam com grande estardalhaço em outubro do ano passado a abertura do que seria a primeira loja convencional já para o Natal, na emblemática rua 34 em Nova York. Sem que nada acontecesse até agora, a especulação do momento é que o endereço alugado pela empresa deverá abrigar apenas escritórios e mais um centro estratégico de distribuição para atendimento de pedidos na região de Manhattan. Parece que de fato a primeira loja mais ou menos convencional da marca ainda vai esperar um pouco.

Da mesma forma como a Apple – de maneira precursora – e depois a Microsoft e a Samsung, a abertura de lojas “multiproposta”, mais ou menos ambiciosas em sua oferta, é um caminho estratégico para criar espaços que permitam essa interação física dos clientes com produtos e serviços, complementando as relações originárias do ambiente digital.

O conceito de lojas multiproposta não é novo, pois com o avanço da oferta digital muitos varejistas perceberam a importância de transformarem seus pontos de vendas em algo muito mais abrangente, convertendo-os em pontos de experimentação, de educação, de treinamento, de experiência, de relacionamento, de degustação e de relacionamento, criando uma nova geração de lojas.

Exemplos precursores dessa proposta foram as lojas REI, nos Estados Unidos, de artigos para esporte outdoor, ou a própria Decathlon, na França, numa versão mais simples. A Apple seguramente foi a mais ambiciosa nesse conceito dentre aquelas que vieram do ambiente digital e sua loja da 5a Avenida em Nova York, funcionando 24 horas por dia, fica com o crédito da maior venda por m2 no mercado norte-americano.

Mas até mesmo supermercados, como Whole Foods, tem se inspirado nesse conceito multiproposta para ampliar a sua oferta, adicionar experiência, aprendizado, informação e conhecimento aos seus clientes, buscando “descomoditizar” a relação com seus consumidores e, de quebra, melhorar resultados e desempenho, valorizando a marca e o negócio.

Da simples inclusão de cafés ou área de descanso e cursos nas lojas, até as alternativas mais ambiciosas, com muita tecnologia, experiência e entretenimento envolvidos, a nova geração de lojas Multiproposta é parte fundamental da transformação do varejo.

As lojas físicas não só não morreram, como não morrerão. E estão dando uma nova vida ao varejo na Omniera.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza 

Postagem anterior

O consumidor e o poder de escolha

Próxima Postagem

Simplicidade e eficiência em tempos de crise

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Simplicidade e eficiência em tempos de crise

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.