Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como as eventuais disputas de território são tratadas?

Redação de Redação
17 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Lyana Bittencourt*

No sistema de franquias, as regras precisam estar muito bem definidas e formalizadas no contrato de franquia, antes da entrada do franqueado na rede. Tais definições fazem parte da essência deste sistema que, por princípio, trata da replicação de um modelo de sucesso estruturado e com os papéis do franqueado e franqueador alinhados.

O território a ser explorado pelo franqueado é um dos principais pontos que fazem parte das regras de uma franquia. A não definição pode gerar conflitos entre franqueados e de franqueados com a franqueadora.

Existem, no sistema de franquias, formatos de negócios cujas regras quanto à delimitação de território são distintas. Nesse caso, é importante que os detalhes estejam formalizados e assimilados pelos franqueados. Os franqueados não devem ter dúvidas quanto à sua área de atuação, delimitação e forma de atuação. Quanto mais transparente esse tema na rede, menos conflitos existirão.

O franqueado pode ter território exclusivo onde só ele atende determinada área delimitada ou, como ocorre na maioria das redes no Brasil, território preferencial, o que significa que ele tem prioridade de atuação na região.

Entretanto, por determinadas circunstâncias mercadológicas, previstas em contrato, a franqueadora poderá conceder uma segunda franquia nessa área ou ela própria abrir uma unidade. Porém, antes disso, será oferecida ao franqueado a oportunidade de abrir uma segunda unidade na região. Se ele assim não desejar, deve abrir mão da preferência concedida.

Mas, se apesar de todos esses cuidados, começarem a surgir problemas entre os franqueados quanto à invasão de área, seja por não entendimento das regras ou por questionamentos quanto à atuação da franqueadora em sua região, a melhor solução é revisitar as regras definidas em contrato. E, se for o caso de invasão de área por outro franqueado, notificar esse infrator e tentar corrigir o problema.

Geralmente, os problemas e conflitos sobre disputas de território nas redes de franquias surgem porque este aspecto não foi bem definido na estruturação do modelo de negócio e nas regras para expansão.

*Lyana Bittencourt (lyana@bcef.com.br) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Pinterest
  • Mais
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Um olhar sobre a gestão de crise

Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "O consumidor tem cada vez mais razão"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Balanço e Perspectivas do Varejo 2023
Artigos

Balanço e Perspectivas do Varejo 2023

3 de dezembro de 2023
Airbus reforça meta de entregas e aposta em retomada
Destaque do dia

Airbus reforça meta de entregas e aposta em retomada

3 de dezembro de 2023
NRF 2024: Raj Subramaniam, CEO da FedEx, é confirmado como um dos palestrantes principais do evento
Destaque do dia

NRF 2024: Raj Subramaniam, CEO da FedEx, é confirmado como um dos palestrantes principais do evento

3 de dezembro de 2023
Para IBM, Inteligência Artificial está no centro dos negócios
Destaque do dia

Para IBM, Inteligência Artificial está no centro dos negócios

3 de dezembro de 2023
Oxxo e Bauducco se unem e decoram lojas para celebrar a chegada do Natal
Destaque do dia

Oxxo e Bauducco se unem e decoram lojas para celebrar a chegada do Natal

3 de dezembro de 2023
Espírito Santo tem duas cidades do top 5 de valorização de imóveis nos últimos cinco anos
Destaque do dia

Espírito Santo tem duas cidades do top 5 de valorização de imóveis nos últimos cinco anos

3 de dezembro de 2023
Latam tem alta de 30% na emissão de passagens com pontos para alta temporada 2023-2024
Destaque do dia

Latam tem alta de 30% na emissão de passagens com pontos para alta temporada 2023-2024

3 de dezembro de 2023
GM lança programa de demissão voluntária para as suas três fábricas de SP
Destaque do dia

GM lança programa de demissão voluntária para as suas três fábricas de SP

2 de dezembro de 2023
Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "O consumidor tem cada vez mais razão"

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Balanço e Perspectivas do Varejo 2023

Balanço e Perspectivas do Varejo 2023

3 de dezembro de 2023
Airbus reforça meta de entregas e aposta em retomada

Airbus reforça meta de entregas e aposta em retomada

3 de dezembro de 2023
NRF 2024: Raj Subramaniam, CEO da FedEx, é confirmado como um dos palestrantes principais do evento

NRF 2024: Raj Subramaniam, CEO da FedEx, é confirmado como um dos palestrantes principais do evento

3 de dezembro de 2023
Para IBM, Inteligência Artificial está no centro dos negócios

Para IBM, Inteligência Artificial está no centro dos negócios

3 de dezembro de 2023
Oxxo e Bauducco se unem e decoram lojas para celebrar a chegada do Natal

Oxxo e Bauducco se unem e decoram lojas para celebrar a chegada do Natal

3 de dezembro de 2023
Espírito Santo tem duas cidades do top 5 de valorização de imóveis nos últimos cinco anos

Espírito Santo tem duas cidades do top 5 de valorização de imóveis nos últimos cinco anos

3 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: