Nestlé segue tendência internacional e avança com café gelado nas lojas parceiras

Cerca de 600 lojas já adotaram esse cardápio e a expectativa é de que mais de 1.000 lojas ofereçam essas opções até o final do ano

Nos últimos anos, as redes sociais têm desempenhado um papel significativo na globalização das tendências de consumo. Impulsionado pela chegada de uma nova geração de consumidores, especialmente jovens adultos na faixa etária de 18 a 25 anos, o café gelado conquistou uma legião de fãs no Brasil.

Inspirada por essa movimentação e considerando o clima tropical do Brasil, em 2023, a Nestlé encomendou uma pesquisa para compreender melhor a demanda por café gelado fora do ambiente doméstico.

“Nessa pesquisa, tivemos a grata surpresa de ver que 48% das lojas, cafeterias e lanchonetes que vendem café já oferecem uma opção de café gelado. E que, em algumas, já representa quase 1/3 do faturamento da categoria”, afirma Juliana Reis, gerente de Marketing de cafés e bebidas na Nestlé Professional.

A partir dessas informações, a equipe de desenvolvimento, liderada pelo master barista de Nestlé Professional Rogério Oliveira, começou a criar um menu que permitisse aos operadores agregarem alguns ingredientes ao copo com gelo e extrair uma bebida saborosa da máquina, sem exigir habilidades específicas em barismo.

“Entendemos que não havia a necessidade da trazer um novo produto. Começamos a fazer alguns testes com ingredientes que conseguissem complementar essa bebida, transformando-a em uma solução completa para o operador, o atendente e o consumidor”, afirma Juliana.

Em expansão

Atualmente, cerca de 600 lojas já oferecem esse cardápio, principalmente em São Paulo, onde a Nestlé Professional está promovendo treinamentos presenciais com baristas contratados. Esses profissionais capacitam os atendentes a prepararem as bebidas de forma consistente, garantindo uma experiência positiva para os consumidores.

A expectativa é de que mais de 1.000 lojas ofereçam essas opções até o final do ano.

Juliana destaca que a oferta de café gelado complementa o portfólio existente, atraindo uma nova clientela, além de representar um aumento significativo no faturamento para os operadores, passando de um preço médio de R$ 6,50 de um café espresso para R$ 12,50 de uma bebida gelada.

“Percebemos que essas bebidas não canibalizam o café preto. Elas geram uma nova demanda e trazem um consumidor diferente, que vai experimentar e se fidelizar. A gente tem visto um incremento de 5% a 10% na quantidade de doses vendidas por esses operadores”, afirma.

Para promover essas novidades, a Nestlé tem investido em materiais exclusivos para campanhas promocionais, destacando a linha Nescafé Ice, com uma identidade visual atrativa e com cores que remetem à refrescância.

Além disso, os atendentes das lojas são treinados para promover ativamente essas opções aos clientes, garantindo uma comunicação eficaz no ponto de venda. “O conjunto desses 2 fatores formam a equação perfeita para essa oferta no ponto de venda”.

Juliana destaca, além desses fatores, os equipamentos de alta tecnologia, um serviço técnico diferenciado e a cobertura nacional permitem a expansão da plataforma.

“Ainda contamos com ingredientes que fazem a diferença, como cafés 100% certificados, e uma gama de marcas que fazem parte do dia a dia do brasileiro, como os achocolatados Nescau, Alpino e Dois Frades, que entregam uma bebida ainda mais deliciosa acompanhada de uma generosa camada de Leite Moça. Isso permite que, com o mesmo equipamento e os mesmos insumos, o operador ofereça um menu atrativo de bebidas geladas, como o Iced Mokaccino, Iced Cappuccino, entre outros”, finaliza Juliana.

Imagem: Divulgação

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist