Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Entenda o O2O e como isto já influencia as lojas físicas

Marcos Hirai de Marcos Hirai
18 de outubro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Hirai*

Você já ouviu falar do O2O? Não, não é uma marca de refrigerante. O2O é a abreviação da interligação entre negócios online e offline que se torna cada vez mais difusa.  São duas grandes tendências em curso: primeiro – os players puros de e-commerce estão abrindo lojas físicas e, em segundo lugar, os varejistas tradicionais estão combinando websites em pontos de vendas físicos. Este novo fenômeno global oferecem inúmeras oportunidades de negócios para varejistas e shopping centers.

Um exemplo foi o anuncio na semana passada do gigante do varejo eletrônico Amazon que pretende abrir centenas de pequenos supermercados físicos. A primeira unidade deverá inaugurar em Seattle.  Consumidores farão o pedido de itens como leite, carne ou cereais a partir de um aplicativo e retirarão sua encomenda pelo drive thru ou ainda fazer as compras por meio de telas digitais espalhadas pelo local. Apenas assinantes do programa AmazonFresh poderão fazer compras no futuro supermercado. A nova loja irá atrair aqueles que, ao invés de fazer compras pelo site, preferem escolher pessoalmente os itens na volta da casa para o trabalho.

Outros recursos O2O para o varejo:

Click & Collect (Clique e Leve): Trazendo o consumidor de volta para a loja

Este tipo de serviço foi particularmente popularizado em anos recentes por varejistas como a Fnac e Decathlon e por serviços de entrega propostas por redes como o Pão de Açucar. Em termos concretos, isto significa que o consumidor faz um pedido no site de e-commerce da loja e coleta o produto no ponto de venda escolhido por ele. O benefício para o consumidor é que ele pode tirar proveito da facilidade e velocidade da compra online e da frequência de que as promoções apareçam, enquanto ao mesmo tempo evitando as dificuldades envolvidas com a entrega do produto, como, por exemplo, os horários de entrega propostos pelo estabelecimento, geralmente inconvenientes, além de não pagar o alto custo dos fretes. Este sistema obriga varejistas a reorganizarem seu estoque de forma a atender a demanda, porém também tiram vantagem disto, pois obrigam o consumidor à ir até a loja, e uma vez lá, acabam comprando itens que complementam sua compra inicial.

Terminais de compras e tablets nas lojas: aumento da variedade do estoque da loja graças ao e-commerce

Através da transversal omnichannel também envolve a digitalização dos pontos de venda. Ao gerar soluções de e-commerce dentro da loja física, o varejista pode oferecer produtos que não estão em estoque na loja, mas no estoque centralizado. Para certas lojas com pouco espaço físico, que não possuem muito espaço para estoques, oferecer uma variedade de produtos pode ser um grande atrativo além de diferencial.

Estes tipos de interação podem vir no formato de terminais digitais de vendas ou vendedores equipados com tablets. O último pode não somente gerenciar vendas online, como também ter disponível informações adicionais sobre os produtos.

O pagamento de um pedido online pode ser tanto feito da forma normal como em um site de e-commerce, mas diretamente em um terminal ou tablet ou pode ser pago diretamente no caixa, com o varejista garantindo que a transação online foi processada.

Bom, para quem duvidava sobre o futuro das lojas físicas e dos shopping centers, é importante notar que a junção do online para o offline ainda está só no inicio, mas que de fato veio para ficar, e certamente vai revolucionar a maneira  do consumidor fazer as suas compras.

Marcos Hirai ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

Como varejo, finanças, governo e transporte respondem à digitalização

Próxima Postagem

O varejo está passando fome

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

O varejo está passando fome

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.