Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
    • INDÚSTRIA
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
    • INDÚSTRIA
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança em tempos de incertezas – parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de fevereiro de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

No momento atual, uma das poucas certezas possíveis é a de que vivemos tempos voláteis dominados pelas incertezas. De toda ordem.

No plano político, pelos inúmeros fatores derivados de mudanças relevantes no cenário internacional que levaram à eleição do presidente Trump nos Estados Unidos, ao Brexit na Inglaterra, aos conflitos étnicos e religiosos no Oriente Médio e que, no curto prazo, podem ainda gerar outras surpresas envolvendo esse crescente processo de reversão da globalização e repensar do papel do Estado.

No cenário econômico, aparentemente estável em seus fundamentos, as transformações se precipitam como um tsunami geradas pelas mudanças determinadas pela tecnologia que faz, ao mesmo tempo, desaparecer negócios, marcas e atividades com muitos anos de História, assim como faz brotar, de repente, não mais que de repente, fenômenos globais como Google, Facebook, Waze, Uber, Snapchat, WhatsApp e inúmeros outros, redesenhando todo o ambiente.

No plano comportamental, a ascenção da geração Millenial e sua sucessora, a geração Z, nascidas multitela e permanentemente interconectadas e interativas, desenha um profundo processo de transformação que se amplia à medida que esses segmentos se tornam mais representativos no conjunto da população. Porém, com uma míriade de segmentos, sub-segmentos, clusters e nichos comportamentais. Mas, acima de tudo, com uma explosiva demanda por individualidade e personalização no reconhecimento, tratamento e relacionamento.

De forma significativa vivemos mudanças dramáticas em tudo como, hoje, conhecemos. Numa velocidade, intensidade e profundidade que exigem repensar constante e aberto para assimilar e incorporar o que for possível desse processo. Sem o que, a alternativa é o isolamento e o distanciamento, quase psicótico,  pretensamente reconfortantes.

Parte desse cenário foi antecipado pelo sociólogo polonês recém-falecido, Zygmunt Bauman, em suas clássicas obras envolvendo os conceitos de Modernidade e Economia Líquidas.

Sua visão e propostas anteciparam um pouco do que hoje vivemos e tudo é ainda um processo em profunda transformação.

 

Agora é volátil

No cenário atual, até mesmo as visões de Economia ou Modernidade Líquidas, propostas há mais de cinquenta anos, deveriam, necessariamente, serem atualizadas para Economia e Modernidade Voláteis.

Esse profundo processo revolucionariamente evolutivo demanda novas atitudes e estilos de liderança no mundo dos negócios balizados pela transformação dinâmica,  fluída e, principalmente, volátil, que se cria e recria a cada momento, onde a própria realidade pode ser vista e interpretada de formas e maneiras diversas. Tal qual o efeito de um caleidoscópio que a cada leve movimento mostra combinação de formas e cores diferentes do momento anterior.

A própria ideia de liderança já é um conceito passível de discussão colocando em perspectiva a possibilidade de falarmos da proposta clássica de liderança em tempos onde moderação, coordenação, ativação, motivação, visão, propósito, inspiração, integração, co-work, coach e outros conceitos de crescente importância se sobrepõem à concepção da visão monolítica de liderança, como a conhecíamos.

A visão de que não se pode ter um único estilo de liderança aplicável a todos de um grupo, que ensejou o conceito de Liderança Situacional, parece ser um dos poucos conceitos que se sustentam nesse novo cenário. Porém, potencializado pelo desafio de uma ampliação das alternativas de comportamentos dos grupos e sub-grupos e, principalmente, indíviduos, pelas mudanças rápidas de atitudes e expectativas, ensejando muito mais atenção e sensibilidade para perceber tais processos.

A busca dos modelos mais adequados de liderança em tempos de modernidade, mais do que líquida, volátil, desafia todos aqueles que se propõem a atuar em busca de melhores resultados, na amplitude que o conceito permite, e seja lá no que for.

 

Nota: Na próxima semana, voltaremos ao tema, com a segunda parte deste artigo.

Postagem anterior

Liderança Líquida

Próxima Postagem

Sears diz que vai cortar US$1 bi em custos; ações sobem 40%

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Serviços. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Por que a identidade digital virou a infraestrutura crítica mais importante da atualidade
Artigos

Por que a identidade digital virou a infraestrutura crítica mais importante da atualidade

3 de junho de 2026
O tipo mais perigoso de ignorância
Artigos

O tipo mais perigoso de ignorância

3 de junho de 2026
Pagamentos digitais redefinem a experiência de compra no varejo
Artigos Mercado&Tech

Pagamentos digitais avançam e redefinem a experiência de compra no varejo

2 de junho de 2026
Inteligência Artificial
Artigos

Atualizando a logística frigorificada na era da Inteligência Artificial

2 de junho de 2026
Pingo Doce é supermercado que opera restaurantes ou vice-versa? Eis a questão!
Artigos

Pingo Doce é supermercado que opera restaurantes ou vice-versa? Eis a questão!

1 de junho de 2026
A gôndola viva: por que a loja física nunca foi tão digital?
Artigos

A gôndola viva: por que a loja física nunca foi tão digital?

29 de maio de 2026
A IA já está decidindo o que você vai comer e o foodservice precisa acompanhar
Artigos Mercado&Food

A IA já está decidindo o que você vai comer e o foodservice precisa acompanhar

29 de maio de 2026
foto banco de imagens (livre) freepik
Artigos

A nova jornada de trabalho e os seus impactos nas estratégias de marca para o varejo no País

29 de maio de 2026
Próxima Postagem

Sears diz que vai cortar US$1 bi em custos; ações sobem 40%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Parque Trianon ganhará restaurante com capacidade para 150 lugares

Parque Trianon ganhará restaurante com capacidade para 150 lugares

3 de junho de 2026
Rodízio volta ao normal em São Paulo; restrições ao comércio devem terminar dia 17

Rodízio de veículos em SP será suspenso no feriado de Corpus Christi

3 de junho de 2026
Brasil vai buscar novos parceiros para diminuir impactos comerciais

Brasil vai buscar novos parceiros para diminuir impactos comerciais

3 de junho de 2026
Americanas demite mais de 4 mil colaboradores

Americanas encerra contratos temporários e demite mais de 4 mil colaboradores

3 de junho de 2026
Planos de saúde coletivos têm reajuste médio de 9,9%, mostra ANS

Número de beneficiários de planos de saúde sobe em abril para 52,958 milhões, diz ANS

3 de junho de 2026
Produtos brasileiros podem estar sujeitos a tarifas adicionais de até 37,5%

Produtos brasileiros podem estar sujeitos a tarifas adicionais de até 37,5% dos EUA, diz Amcham

3 de junho de 2026

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

“A Mercado&Consumo possui parceria com o Grupo UOL, que utiliza "cookies" essenciais e outras tecnologias semelhantes para a coleta e processamento de dados, os quais são feitos nos termos da política de privacidade do Grupo UOL.”