Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Farra de compras: como foi a expansão da gigante Alibaba

Redação de Redação
21 de dezembro de 2016
no Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Alibaba cresceu para dominar o comércio on-line na China. A empresa chegou lá com o desenvolvimento precoce de sua própria plataforma de tecnologia e com a adição de serviços que tornam as compras on-line mais fáceis, como transporte e pagamentos.

A empresa está se valendo de aquisições para ampliar ainda mais seu ecossistema, abocanhando provedoras de conteúdos de vídeo e de notícias, serviços offline e empresas internacionais que apanharam uma fatia do mundo do comércio eletrônico fora da China. Com 2016 próximo do fim, listamos alguns dos negócios mais significativos da empresa:

Lazada — Esta é uma aposta de um bilhão de dólares em um mercado totalmente novo, já que a Alibaba busca repetir no Sudeste Asiático o que já conseguiu em seu país de origem. Os maiores sucessos da Alibaba no ramo de e-commerce foram aqueles que a empresa desenvolveu do zero. Mas Jack Ma busca fazer com que mais da metade das vendas sejam obtidas fora da China e esta é a maior aquisição internacional até o momento.

Youku Tudou — A compra dessa empresa de streaming de vídeos, que estaria avaliada em cerca de US$ 5 bilhões, é o maior investimento da Alibaba até o momento e faz parte de sua estratégia para gerar conteúdo e desenvolver seu próprio ecossistema de entretenimento. Como rivais como Tencent e Baidu também estão investindo pesado em conteúdo, a aquisição era crítica para a Alibaba em termos de oferta de entretenimento chinês para seu mercado de origem após o fechamento do acordo para a criação da Alibaba Pictures Group.

Didi Chuxing — O apoio da Alibaba ao aplicativo de reserva de táxis Kuaidi, que depois foi combinado com a Didi, apoiada pela Tencent, inaugurou a incursão da companhia em serviços além do comércio eletrônico. Em agosto, a empresa agora conhecida como Didi Chuxing fechou acordo para a aquisição da divisão chinesa do Uber, dando fim a uma batalha que queimou bilhões em recursos.

Suning Commerce — Esse acordo com a empresa de varejo de eletrônicos reforçou o alcance da Alibaba e sinalizou uma importante expansão de sua capacidade logística — sua habilidade para chegar aos clientes em toda a China, não apenas nas cidades.

Jasper Infotech — A companhia por trás da operadora de e-commerce Snapdeal garantiu à Alibaba uma presença na Índia, mercado que está mostrando o tipo de crescimento que Jack Ma viu na China há uma década.

Meizu — A Alibaba está determinada a colocar seu sistema operacional YunOS em mais telefones e a oferecer uma alternativa ao Android e ao iOS, da Apple, na China. O investimento direto em uma fabricante de smartphones como a Meizu é uma forma planejada pela empresa para chegar lá.

South China Morning Post — A Alibaba tem focado apenas em tecnologia e em serviços offline, mas a compra do jornal em língua inglesa mais antigo de Hong Kong lhe garante influência política e é o pilar de uma incursão na mídia tradicional.

Fonte: Bloomberg

Postagem anterior

Redes de franquia miram expandir fora das grandes capitais em 2017

Próxima Postagem

App faz armazenamento e gestão simplificada de Notas Fiscais eletrônicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Marisa reverte prejuízo e lucra R$ 2,4 mi no 1º trimeste
Notícias

Marisa reverte prejuízo e lucra R$ 2,4 mi no 1º trimeste

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Youcom
Notícias

Youcom acelera expansão física com até 15 lojas em 2025

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

App faz armazenamento e gestão simplificada de Notas Fiscais eletrônicas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.