Amazon é multada em 32 milhões de euros na França por monitorar funcionários

Órgão regulador francês informou que a empresa estava vigiando os empregados pelos scanners usados para processar pacotes

O regulador da proteção de dados da França, CNIL, multou o negócio local da Amazon de gerenciamento de depósitos, com o argumento de que a companhia colocou em vigor um sistema “excessivamente intrusivo” para monitorar o desempenho de sua equipe.

O órgão francês informou que multou a Amazon France Logistique em 32 milhões de euros (US$ 34,8 milhões) por supostamente coletar dados dos empregados a partir dos scanners usados para processar pacotes, a fim de mensurar sua produtividade e tempo ocioso.

O CNIL considerou o sistema excessivo, já que poderia levar a empresa a pressionar os funcionários a justificar cada parada ou interrupção. E acrescentou que a companhia não informou de modo adequado os funcionários e visitantes externos sobre o monitoramento de vídeo nos locais de trabalho, o que desrespeita a Regulação Geral de Proteção de Dados da União Europeia.

A Amazon disse que discorda fortemente do CNIL e que tem o direito de apelar, qualificando as conclusões como “factualmente incorretas”.

Outros problemas

Esta não é a primeira vez que a gigante do varejo enfrenta dificuldades com o governo francês. Em 2020, no auge da pandemia de covid-19, a Amazon estava na mira dos sindicatos de trabalhadores e das autoridades locais sobre sua conduta para proteger a equipe do vírus.

Naquele período, os seis depósitos da companhia norte-americana foram fechados por ordem judicial, após o tribunal francês acolher as queixas das entidades trabalhistas. A Justiça também determinou que a Amazon restringisse as entregas a itens essenciais durante a pandemia.

No acordo firmado, foi determinado que a Amazon só poderia fazer entregas a clientes em toda França de produtos de TI, itens de saúde, alimentos e alimentos para animais de estimação.

A empresa também foi obrigada a revisar suas políticas de saúde relacionadas ao coronavírus. Uma empresa externa, a Progexa, foi contratada para revisar as medidas de saúde implementadas pela Amazon.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist