Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

Carta Final do 7º Fórum LIDE do Varejo

Redação de Redação
23 de março de 2019
no Uncategorized, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Anualmente, o LIDE realiza seu Fórum de Varejo, sob a coordenação do LIDE Comércio.

O evento deste ano, no hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, neste último fim de semana, reuniu cerca de 200 líderes dos diversos setores do varejo, consumo e shopping centers do Brasil e, como é tradição, ao final, foi divulgada a carta que consolida as discussões e aprendizados vindos das apresentações feitas.

Confira a seguir o que foi lido e apoiado por todos os participantes do evento:

MIND THE GAP

O Brasil tem pressa.

E tem um compromisso com o futuro em nome das novas gerações.

Um balanço realista das duas últimas décadas mostra que evoluímos em alguns temas importantes, mas “involuímos” em muitos outros, especialmente no que diz respeito a aspectos sociais, políticos, tributários, na modernização do Estado e da gestão pública.

Mesmo com avanços importantes tendo sido implementados, em temas estruturais, sociais, econômicos e tecnológicos, é inegável que a distância que nos separa das economias mais maduras e desenvolvidas ampliou-se nessas últimas duas décadas. Somos uma das dez maiores economias do mundo, mas com performance deplorável em muitos aspectos críticos, especialmente na área social.

Mind the Gap, talvez seja o chamado do momento.

A distância entre o que somos, o que podemos e devemos ser com o que acontece em outras economias deve ser o emulador de um outro comportamento e, acima de tudo, uma outra atitude, especialmente do setor empresarial.

Necessário repensar tudo que tem acontecido pois, em boa parte, o que hoje temos, e o gap que se ampliou, se deve ao equívoco de nossas próprias opções e escolhas e pelo distanciamento empresarial dos grandes temas nacionais.

Este setor concentrou esforços em crescer, desenvolver, gerar empregos e renda. Que é como entendia seu papel na sociedade. E delegou a estratégia e os grandes temas nacionais para outras esferas do setor público.

Devemos reconhecer que foi um erro.

Que já começou a ser sanado, considerando a renovação precipitada nas últimas eleições e o surgimento dos governantes-empresários ou, se preferirem, empresários-governantes.

Aqueles que abrem mão do conforto do gozo das conquistas empresariais para oferecerem uma contribuição de outra magnitude para o país.

Em nosso evento este ano nos concentramos na percepção da ampliação do gap mas, ao mesmo tempo, buscamos mostrar e debater as estratégias que permitem que o setor de comércio e varejo, de forma ampla, possa contribuir ainda mais para a transformação estrutural do país.

Compartilhamos estratégias vencedoras e melhores práticas, nos inspiramos com líderes que inspiram outros líderes e, principalmente, nos sensibilizamos para a missão indelegável de ampliarmos nosso papel na transformação do Brasil e, para isso,  trouxemos também a discussão dos grandes temas nacionais, em especial os mais emergenciais, para não dizer fundamentais, como a reforma do Estado e da Previdência.

Imaginamos que saímos todos mais sensibilizados com relação ao gaps que temos obrigação de tentar reduzir mas também mais comprometidos com o presente e o futuro, em boa parte inspirados por aqueles que se comprometeram com a viabilização dessas soluções para o Brasil.

Como todos os anteriores, esperamos que este 7º Fórum LIDE do Varejo tenha sido marcante para todos os participantes pela inspiração compartilhada, pela sensibilização sobre as oportunidades existentes, pelos desafios a serem superados mas, acima de tudo, pela consciência solidária sobre nosso papel decisivo em todo o processo transformador.

Feliz ou infelizmente, na realidade atual, cada dia fica mais claro que só se construirá o país que queremos com a decisiva participação do setor empresarial conciliando sua visão estratégica global e sua permanente vocação para gerar, renda, emprego, resultados e crescimento, com decisivo e direto envolvimento nos grandes temas nacionais.

E que este seja um chamamento a um maior e consciente engajamento.

Temos que estar mais seguros sobre nossas vocações e inúmeras virtudes, mas também sobre os inegáveis gaps internos e externos, entender a dimensão, amplitude e velocidade das mudanças e, acima de tudo, que também cabe a nós transformar essa realidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Presidente da Cielo e COO da Payly falaram sobre novas tecnologias e bancarização

Próxima Postagem

Movimento do Comércio cai 0,5% em fevereiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Movimento do Comércio cai 0,5% em fevereiro

Movimento do Comércio cai 0,5% em fevereiro

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.