Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

M&C Media Labs de M&C Media Labs
23 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

A segunda carta da presidência da COP30, publicada por André Corrêa do Lago, é um chamado claro e direto à ação: se quisermos uma transição ecológica justa e eficaz, não podemos mais caminhar sozinhos. A transformação que o Brasil propõe ao mundo exige colaboração radical entre empresas, governos, sociedade civil e comunidades. Foi com base nesse espírito que nasceu a Heineken SPIN, ecossistema de negócios de impacto do Grupo Heineken que transforma visão em ação e convida o setor produtivo a ser parte ativa da solução climática.

A Heineken SPIN parte de um princípio essencial: a transição necessária não se faz de forma isolada. Precisamos caminhar juntos — e com urgência. Trata-se de um ecossistema colaborativo, que mobiliza diferentes atores em torno de metas comuns, articulando soluções ambientais, sociais e de cadeia produtiva. E a perspectiva das empresas precisa mudar para o ângulo da solução.

No pilar ambiental, a SPIN tem promovido o restauro de áreas da Mata Atlântica por meio de agroflorestas com espécies nativas e cítricas, com foco em retenção de carbono e no abastecimento geográfico das bacias hidrográficas. A tecnologia regenerativa que adotamos inclui a construção de barraginhas — estruturas que captam água da chuva e aumentam a infiltração no solo —, e sistemas de plantio que não só recuperam a vegetação, mas ajudam a recuperar e proteger a biodiversidade local. Em sua maturidade, a iniciativa tem potencial estimado de reter até 500 mil toneladas de carbono equivalente. Isso nos dá a possibilidade de nos tornarmos uma empresa carbono-positiva no futuro.

Mas restaurar não é suficiente. É preciso redesenhar os sistemas produtivos. Um dos exemplos dessa transformação está na cadeia de reciclagem de vidro, ainda marcada por baixa taxa de reaproveitamento, infraestrutura insuficiente e desvalorização do material na ponta. Estamos estruturando nove centros de triagem e beneficiamento regional do vidro pelo Brasil para fomentar essa cadeia, promovendo conexões entre o setor público, a indústria vidreira e os agentes locais de coleta, com foco em aumentar o valor agregado do vidro coletado e, assim, ampliar seu interesse econômico. O potencial estimado é de 500 mil toneladas de vidro reciclado, o que reforça nosso compromisso com soluções que unam impacto ambiental e desenvolvimento territorial. E seguimos nossa ambição de influenciar os índices nacionais de reciclagem.

Como aponta a carta da presidência da COP30, “a transição ecológica é, antes de tudo, uma transição de modelo”. E esse novo modelo demanda colaboração entre setores, transparência e disposição para testar novos caminhos. O ecossistema SPIN foi desenvolvido como uma resposta concreta a esse contexto, com estrutura aberta à construção conjunta com outros atores comprometidos com a regeneração ambiental e o desenvolvimento territorial. Mais do que um projeto pontual, é uma plataforma em evolução, com potencial de gerar impacto positivo à medida que ganha escala e se conecta com iniciativas complementares. Trata-se de uma aposta em um verdadeiro mutirão para a transformação de modelos de negócio centrados em resultados financeiros.

O Brasil tem uma oportunidade histórica de liderar a agenda climática global com soluções enraizadas em seu território. No Grupo Heineken, acreditamos que sustentabilidade não é diferencial — é essencial. Por isso, seguimos trabalhando com consistência e abertura, confiantes de que é na colaboração que encontraremos as respostas que o nosso tempo exige.

A COP30 é o nosso momento. E a Heineken SPIN é a nossa contribuição concreta para esse futuro comum.

Lígia Camargo é diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

Próxima Postagem

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.