Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Compra do BIG faz Carrefour avançar no modelo de Ecossistemas de Negócios

Transação, anunciada nesta quarta (24), ainda precisa ser aprovada pelo Cade

Redação de Redação
24 de março de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A compra do Grupo BIG vai permitir que o Carrefour Brasil amplie sua atuação em regiões do País em que tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul. Representa, ainda, um grande passo do Carrefour no movimento de criação de Ecossistemas de Negócios, caminho que também vem sendo trilhado no Brasil por Magalu, Via Varejo, Americanas-B2W, Mercado Livre, Amazon Brasil e Pão de Açúcar, entre outras empresas.

A transação foi anunciada nesta quarta-feira (24). A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137.000 funcionários atuando em todos os formatos.

“Esse movimento do Carrefour avança no próximo estágio na formação dos Ecossistemas de Negócios Made in Brazil, quando ocorrem integrações e combinações entre Ecossistemas formando sub ou meta Ecossistemas”, analisa o CEO da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza.

O próprio Grupo Carrefour reforça esse diferencial, em nota: “A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Carrefour Brasil, que atualmente atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Grupo BIG.”

Expansão de formatos tradicionais

A compra permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente atacado e hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia).

Além disso, o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, por meio de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.

O Grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente.

Aceleração da transformação digital

Em 2020, o Carrefour Brasil acelerou sua estratégia de transformação digital, com a nova plataforma de e-commerce do Atacadão e o novo app “Meu Carrefour”. Agora, com essa aquisição, o Carrefour Brasil acelera sua estratégia de digitalização, levando as suas ofertas online aos clientes do Grupo BIG, e, dessa forma, ampliando o engajamento dos clientes com as marcas da rede.

A ampla base de clientes do Grupo BIG fará parte do ecossistema do Carrefour Brasil e a companhia poderá ofertar a esses clientes a experiência completa de um ambiente omnicanal, agregando valor a sua jornada de compra por meio da oferta não só de produtos alimentares, mas também de não alimentares, medicamentos e combustíveis, tanto no ambiente físico quanto no digital.

Além disso, os clientes poderão acessar as diferentes soluções de pagamento e crédito do Banco Carrefour, que serão disponibilizadas em todas as lojas adquiridas. As inúmeras possibilidades para ampliar a monetização do cliente do Grupo BIG fazem dessa aquisição uma oportunidade de geração de sinergias e de reinvestimento na competitividade do Carrefour Brasil.

Bandeira Maxxi vai virar Atacadão 

Com a compra, o Grupo Carrefour Brasil planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.

O pagamento da transação será realizado 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. Assim que concluída a operação, o Grupo Carrefour irá deter 67,7% de participação do Carrefour Brasil (hoje, são 71,6%) e a Península Participações 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart terão, juntos, 5,6% de participação.

A transação permanece sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, à aprovação dos acionistas do Grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para 2022.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Carrefour Brasil adquire Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, por R$ 7,5 bilhões

Próxima Postagem

Original lança solução para acelerar PIX no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target
Notícias

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical
Inovação

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais
Notícias

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico
Economia

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema
Economia

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
PIX - novo sistema de pagamento do Banco Central será lançado em novembro

Original lança solução para acelerar PIX no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.