Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sustentabilidade tem que ser boa para seu negócio

Redação de Redação
24 de novembro de 2016
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando falamos de Sustentabilidade, logo vem a cabeça idéias que remetem a salvar baleias, pandas e florestas. Tudo isso é muito importante, diretamente ligado a falta de cuidado do Homem com o Meio Ambiente, inclusive devido ao Aquecimento Global. Mas muitas vezes distante da realidade do Consumidor comum. Bem como distante também dos Empresários de Varejo que não veem resultado direto de ações de Sustentabilidade em suas atividades operacionais, considerando que são despesas que não trazem retorno, a não ser de imagem e mesmo assim de longo prazo.

Na verdade, Sustentabilidade só será efetivamente sustentável se for economicamente sustentável. Por isso, começamos aqui com uma abordagem pratica e eficiente: Sustentabilidade é bom para o resultado da sua empresa!

Primeiramente devemos olhar e entender se a empresa tem um Proposito e se o mesmo responde as seguintes questões fundamentais: Porque existimos? Porque deveríamos existir? Que diferença fazemos para os Consumidores e para o Mundo? Alguém sentiria falta se desaparecêssemos? Respondido isso e as respostas sendo consistentes e convincentes a qualquer um, a empresa deve escrever seus Valores fundamentais, aqueles que ela e seu fundador ou CEO não abrem mão e que reflete o cumprimento do Proposito. Tendo Proposito e Valores é possível traçar uma Visão Estratégica que reflita e englobe estas questões de tal maneira que estejam completamente alinhadas e praticadas no dia a dia da empresa e compartilhadas pela grande maioria dos stakeholders, começando pelos Colaboradores, que entendem, defendem e vivem o Proposito e os Valores na busca da Visão Estratégica. Estando isso completamente vivido passa a ser possível a medição do Impacto Social da empresa na sua comunidade e no mundo.

Ora, devemos então pensar que a empresa é uma Pessoa Jurídica, resultado da soma de varias Pessoas Físicas. Desta forma devemos analisar o Individual e o Coletivo, ou seja, como podemos ceder no “Ótimo Local” em beneficio ao “Ótimo Global”? Isto se da na medida da elevação da consciência dos Consumidores através de uma formação e interação com a empresa que busca a Integridade (ser honesta consigo mesma, para ser honesta com seu publico).

Estas duas dimensões, a individual e a coletiva, vão contribuir e interagir para a formação e evolução do Consumidor da era digital e vão influenciar o seu comportamento no que diz respeito a como se relaciona com as marcas, produtos, serviços, canais e formatos. Esta interação é fundamental para que haja uma consciência, que vai além do beneficio econômico da aquisição de produtos e serviços, envolvendo uma preocupação com Consumo Consciente e Sustentabilidade.

Quanto mais consciente o consumidor, mais ele estará preocupado com as questões ligadas ao Meio Ambiente, à preservação da Natureza, ao esgotamento dos Recursos Naturais, à necessidade de um Consumo Mais Consciente, à cadeia logística que envolve a distribuição e origem dos produtos, ao descarte consciente e à reciclagem com seus consequentes impactos no planeta.

Elevando a Consciência do Consumidor, estes passarão a entender o impacto de causas e consequências e passarão a consumir de forma mais consciente e racional de forma a preservar também o seu próprio poder de compra, pois não irão consumir pelo simples prazer de consumir, sem pensar se precisam realmente e o que farão com o produto que já tem em casa, se for uma substituição e não apenas uma acumulação. Esse tema é muito delicado e de difícil abordagem e “compra” pelos Varejistas, que pensam muito no Individual e pouco no Coletivo, mas alguns exemplos já estão mudando esse comportamento e buscando “contaminar positivamente” seus Colaboradores e Consumidores que irão replicar essas ideias por aí. É o caso de empresas como Patagônia, REI, Loblaw, Whole Foods Market, Uniqlo, Meu Móvel de Madeira, Reserva, Mae Terra para citarmos exemplos internacionais e brasileiros.

No entanto, pouco tem se trabalhado na Visão dos Consumidores/Cidadãos em relação ao Consumo Consciente e Sustentabilidade, menos ainda para saber como suas preferencias, hábitos, comportamentos e rejeições poderão impactar o mercado futuro. Poucos estudos buscam entender a cabeça dos Consumidores, mas já existem evidencias que há uma mudança de comportamento dos consumidores em relação a esse tema.

Como esse tema, tem impacto direto nas questões macroeconômicas, quando vivemos uma recessão há uma tendência de se por um “freio” nas ações sustentáveis, mas isso não deveria ser o caso, se as empresas vissem efetivamente como Sustentabilidade financeira, por exemplo cuidando da sua Eficiência Energética e da sua Gestão de Resíduos haverão economias significativas que demonstrarão esta questão de fundo.

Por isso, ações coordenadas e de longo prazo, mas alinhadas ao Proposito e Valores da empresa, em coordenação com sua Visão Estratégica, vão gerar um processo de maior informação e amadurecimento com relação ao tema da Sustentabilidade e do Consumo Consciente.

 

(parte desse material consta do livro MetaConsumidor da GS&MD)

Postagem anterior

Informação na nuvem está transformando a área de RH, aponta KPMG

Próxima Postagem

Shopping do DF promete 'virar a noite' com promoções da Black Friday

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

Shopping do DF promete 'virar a noite' com promoções da Black Friday

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.