Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O quão perto do futuro estão os Shopping Centers?

Janice Mendes de Janice Mendes
25 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos
Mall do Futuro

É fato que o futuro já está entre nós há algum tempo e a célebre frase dita por William Gibson, escritor norte-americano, durante uma entrevista em 1999, nunca foi tão próxima da nossa realidade: “O futuro já chegou, só está mal distribuído.”

E o futuro dos Centros Comerciais, seria então digital?

Como previsto, em 2015, no artigo escrito por Luiz Alberto Marinho, a terceira onda passa sim pela implementação de iniciativas tecnológicas e digitais, mas não para por ai.

Sem uma cultura organizacional orientada para o modelo digital, o novo normal estará distante de se tornar realidade no contexto de todos os centros comerciais. A transformação digital e a mudança cultural deixaram de ser tendências e passaram a se tornar necessidades nas organizações que desejarem sobreviver diante dos novos tempos precipitados por esta crise sanitária, econômica e social. Nossos líderes e gestores precisam de apoio para tratar deste tema com velocidade em decorrência do crescimento exponencial potencializado em função da pandemia.

No caso dos shoppings brasileiros, o futuro, antes concentrado nas áreas de inovação de poucas redes, agora começa a se distribuir rapidamente por centros de diferentes portes em todas as regiões do país. Para se aproximar desse futuro, os empreendimentos necessitarão revisar a cartilha básica do setor, que aponta como fator crítico de sucesso unicamente a localização. Hoje os fatores de sucesso passam pela necessidade de reconexão com a real essência dos Shopping Centers. O papel do Shopping Center é o de aproximar. Possibilitar o acesso, permitir contato, proximidade entre sonhos e realidades. Aproximar marcas e pessoas para viabilizar negócios. Colocar perto de alguém ou de alguma coisa oportunidades que tangenciam o trabalho, vida, lazer, saúde e por aí vai.

Portanto, o sucesso de um Shopping Center na era digital dependerá, em primeiro lugar, da capacidade de reconectar com a sua essência, que é promover aproximação, e a partir desta aproximação promover as melhores conexões, negócios, pessoas e, porquê não, desejos, para assim garantir a expansão de seus resultados.

Vivemos tempos de sincronicidade entre as novas demandas dos consumidores, a necessidade dos nossos parceiros de negócios (os lojistas) e a abertura para implantação da transformação digital. Este fato, proporciona a maior janela de oportunidades para transformar tudo o que fazemos e a forma de fazermos no nosso mercado. Neste momento podemos agir e tomar decisões mais robustas, testar rápido e ajustar eventuais erros. Importante ressaltar que o prazo deste portal de oportunidades, aberto em função da pandemia, possui um prazo curto, onde tudo está muito mais flexível do ponto de vista de transformação.

Ainda assim em um contexto de grandes incertezas, é comum ouvirmos crenças limitantes que podem sabotar o processo de mudança e atrasar a conquista de resultados. Aplicar a cultura ágil será imprescindível para avençar os desafios internos, lembrando que sair da zona de conforto, em meio à nebulosidade, não é mesmo tarefa fácil. Neste momento é preciso se cercar de pessoas e parceiros que possam apoiar a sua empresa na transição.

Hoje, todos os que estão em processo para aproximar a transformação digital do mercado de centros comerciais estão, de certa forma, fazendo mais ou menos as mesmas coisas, acessando mais ou menos os mesmos recursos e as mesmas informações. O que vai nos diferenciar será a ousadia de tentar desbravar, criar novos caminhos.

Conte com a gente!

NOTA: A GS&Malls é uma consultoria especializada em Centros Comerciais. Apoiamos empresas na construção de estratégias para ampliar os resultados do negócio, incluindo projetos de transformação digital, conduzidos por especialistas certificados em metodologia ágil.

Seguimos nesse período de crise com atendimento pelas plataformas de conexão virtual: alimentando o mercado com informações, apoiando nossos clientes a buscarem alternativas, realizando reuniões, entregas de projetos, workshops, pesquisas, planejamento e treinamentos. Entre em contato para conhecer melhor nosso trabalho: Whatsapp (11) 96365-6842.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Visa habilitará digitalmente quatro milhões de pequenas empresas

Próxima Postagem

Luz UV é forte aliada no combate ao Coronavírus

Janice Mendes

Janice Mendes

Janice Mendes é diretora-executiva da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Luz UV é forte aliada no combate ao Coronavírus

Luz UV é forte aliada no combate ao Coronavírus

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.