Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gestão de RH – insights para o gestor do futuro

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
26 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Gestão de RH – insights para o gestor do futuro

Antigamente, um profissional de Relações Humanas (RH) era visto como aquele encarregado de cumprir com as questões burocráticas da empresa. Cuidar da folha de ponto, das demissões e dos reembolsos eram algumas das suas tarefas principais. Mas isso ficou no passado. A gestão de pessoas assumiu um papel de protagonismo dentro das organizações e, hoje em dia, investir no RH é imprescindível para que uma empresa se mantenha na concorrência.

A primeira mudança óbvia que impactou – e impacta – todos os setores é a transformação digital. O mundo corporativo como um todo foi transformado com as evoluções tecnológicas dos últimos anos. A necessidade do home office, trazida pela quarentena, impulsionou ainda mais o avanço das ferramentas de tecnologia. Durante esse período, o profissional de gestão de pessoas se viu tendo que trabalhar longe das pessoas; e esse foi o principal acelerador da transformação dos profissionais de RH.

A pandemia e, por consequência, a crise econômica trouxeram uma necessidade maior de investir no bem-estar dos colaboradores. A partir disso, os profissionais de RH deixaram de focar nas questões mais burocráticas e começaram a prestar mais atenção na área de benefícios dos colaboradores, bem como estratégias de motivação e engajamento.

Com a transformação digital acontecendo ao mesmo tempo, ferramentas de automação entraram no jogo para atuar com a gestão de pessoas, para que os colaboradores pudessem ter uma rotina de trabalho saudável e produzissem mais e melhor.

O avanço da tecnologia no setor fez com que o RH deixasse de ser uma área isolada e entrasse no planejamento estratégico das empresas. Contudo, saber mexer com as ferramentas e sistemas de automação não é o suficiente. Lidar com as novas tecnologias não é mais um diferencial, e sim uma obrigação. O grande desafio do profissional de RH é conseguir gerenciar pessoas de diferentes mentalidades e gerações que, por sua vez, seguem diferentes tendências do mercado de trabalho.

Recentemente, surgiram nomenclaturas que explicam fenômenos que vêm acontecendo há tempos. A partir de tudo que já foi citado acima, como a pandemia, crise econômica e aumento do foco no bem-estar, novos movimentos começaram a surgir entre os colaboradores. Um dos mais comentados atualmente é o quiet quitting, uma tendência mundial na qual os funcionários cumprem apenas com o que está previsto no contrato de trabalho. Nada a mais e nada a menos.

Não há a ideia de dar tudo de si para fins de crescimento profissional. Os simpatizantes do quiet quitting defendem uma vida mais equilibrada entre propósitos pessoais e profissionais. O movimento é um desafio aos líderes e gestores, já que é o contrário do workaholismo, fenômeno famoso nas últimas gerações.

O FatFire é outro exemplo. O termo em inglês é a junção da palavra “fat” com o conceito de “retire early”, que pode ser traduzido como a ideia de juntar uma poupança robusta para poder se aposentar o quanto antes. Ao contrário dos quiet quitters, os trabalhadores que seguem o FatFire querem trabalhar duro, mas durante o menor tempo possível.

Por fim, outro movimento que vem sendo comentado é o unboss, uma iniciativa que vai contra a gestão tradicional e defende um modelo de trabalho sem chefes. Este movimento vai além de uma metodologia. Aqueles que defendem a exclusão da hierarquia nas empresas acreditam que o unboss é uma nova mentalidade. O movimento defende que o aumento da autonomia dos colaboradores pode trazer mais engajamento e melhores resultados ao negócio.

Estes são apenas três exemplos dos diversos movimentos que estão acontecendo neste momento. A entrada da nova geração no mercado de trabalho revolucionou o modelo tradicional que conhecíamos. Colaboradores que fazem apenas o mínimo. Colaboradores que trabalham duro, pois querem se aposentar logo. E colaboradores que defendem o aumento da autonomia trabalham lado a lado no escritório. A gestão dessas pessoas não tem como ser a mesma.

Por isso, mais do que conhecimento de tecnologias, o profissional de RH do futuro deve saber fazer uma gestão individualizada. Colaboradores com mentalidades diferentes precisam de incentivos diferentes para atingir seu melhor. O grande desafio do gestor é saber identificar as características de cada pessoa para lidar com elas da melhor forma. Esse é o futuro.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Problema ambiental das sacolas plásticas dá lugar a solução de impacto social

Próxima Postagem

Black Friday: 6 em cada 10 brasileiros já estão procurando o que comprar

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Black Friday

Black Friday: 6 em cada 10 brasileiros já estão procurando o que comprar

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.