Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A loja e o ruído – As melhores práticas de um comitê de loja.

Redação de Redação
28 de março de 2017
no Artigos, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Visitar loja é uma atividade que está no sangue da GS&Consult. Falamos que é visita técnica, mas, na verdade é um hobby, passar por lojas e discutir cada detalhe, oportunidades e estratégias, que a enorme diversidade do varejo Brasileiro e Internacional pode oferecer.

Por mais que pareça poesia, é incrível como cada loja possui uma identidade única. Como em uma “letra de música” conseguimos traduzir o que ela pode oferecer e contar.

Quando nos deparamos com uma loja bem posicionada, bem pensada em cada detalhe, é um “achado” que comemoramos e temos o orgulho de discutir e compartilhar com colegas e clientes.

Porém, às vezes, encontramos lojas que erraram a direção ou se perderam no rumo, o que pode ser traduzido como um “ruído” na música. Como por exemplo, uma Luz Branca e intensa em um restaurante japonês; o mobiliário com péssimo acabamento e alto desgaste em um shopping de alto padrão; quando se conhece melhor o equipamento de informática do que o próprio vendedor; quando as televisões estão desligadas em uma loja de eletrônicos; a falta de um “obrigado” após a compra.

Você pode até gostar da loja, o que te faz voltar, mas, como um ruído que te irrita, depois de um tempo você não consegue mais ignorar. Selecionei algumas causas que fazem esse tipo de problema ocorrer e persistir.

  • Falta de um planejamento estratégico:

A sua empresa acompanha as tendências e as mudanças do consumidor? Qual a visão de futuro da loja, o que ela pode e deverá se tornar daqui a 5 anos?

  • Falta de critério nas escolhas:

Tudo, completamente tudo, que você pode imaginar nas escolhas e definições do layout, materiais, organização, planograma, música, cores, podem e devem ser efetuadas pensando na melhor forma possível. Não tome decisões deliberadamente e na intuição sem analisar antes.

  • Falta de dono:

Quando a loja não tem um responsável, é muito comum também o excesso de interferências, vontades e opiniões que geram um verdadeiro caos, uma colcha de retalhos.

  • Falta de continuidade:

Realizar um projeto que muda a loja ou a experiência do consumidor é importante, mas uma iniciativa sozinha normalmente frustra mais do que ajuda. É preciso que iniciativas sejam trabalhadas de forma integrada.

Para isso, trabalhamos com uma iniciativa estratégica bem simples, mas eficaz, instituir o Comitê de Loja, que faz parte da nossa metodologia de Formato de Loja. O comitê de loja prevê uma dinâmica de acompanhamento do universo das lojas.

O Comitê de loja é composto por um grupo de pessoas que representa todos os interesses da empresa, do Comercial, Arquitetura, Manutenção, Operacional, Segurança, Marketing e Limpeza. Hoje, principalmente em empresas que possuem muitas lojas, é importante que todas as iniciativas, projetos, demandas e detalhes sejam discutidos internamente em um grupo que tome decisões de forma estratégica:

  • Buscando trazer inovações;
  • Acompanhando tendências e concorrentes;
  • Discutindo escolha de materiais e instalações para a loja;
  • Padronizando projetos de loja, layout, planograma e exposição;
  • Definindo melhorias no ambiente da loja;
  • Melhorando a jornada de consumo;
  • Entendendo o ponto de vista do cliente;
  • Melhorando a eficiência dos processos operacionais.

Hoje, mais do que nunca, as lojas precisam se atualizar e rever o seu propósito. O cliente pode muitas vezes não entender o que está por trás de todas as escolhas, mas ele saberá dizer se gosta ou não “do conjunto da obra”.

Quer saber mais como o comitê de loja pode ajudar a sua empresa? Entre em contato: [email protected]

Postagem anterior

Pesquisa mostra o maior problema dos clientes mobile na hora de comprar

Próxima Postagem

Mais qualificação para o Varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia
E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista
Notícias

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
Próxima Postagem

Mais qualificação para o Varejo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.