Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Efeito pandemia: a temporada de fusões e aquisições no varejo está só começando

Marcos Hirai de Marcos Hirai
28 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Efeito pandemia: a temporada de fusões e aquisições no varejo está só começando

O grupo de moda carioca Soma anunciou a compra da centenária Hering. Nasce um novo gigante. Juntas, as empresas passam a ocupar a quarta posição no ranking de varejo de vestuário no Brasil, com um faturamento registrado no ano passado de R$ 2,317 bilhões (R$ 1,243 bilhão da Soma + R$ 1,074 bilhão da Hering) e lidera em número de lojas: 1.042 (778 lojas da Hering e as 264 da Soma). A Arezzo, a segunda colocada, tem 900.

Apesar da surpresa do mercado, uma vez que o negócio se concretizou em apenas três dias, o Grupo Soma estava altamente capitalizado por sua estreia bem-sucedida na bolsa, em julho de 2020, em operação que captou R$ 1,823 bilhão em sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Desde então, a empresa focou em um plano de expansão e digitalização, sempre com foco em marcas premium. Conhecida por suas aquisições, a companhia tem hoje nove marcas: Animale, Farm, Fábula, A. Brand, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó e ByNV – esta última adquirida após o IPO. Nada, porém, que se compare à compra da Hering.

Apesar da a Arezzo ficar a ver navios no caso da Hering depois da tentativa fracassada de aquisição, ela está com o caixa cheio para ir às compras. Em outubro do ano passado, ela comprou a grife Reserva, focada em moda masculina, por R$ 715 milhões. Deve anunciar novidades em breve.

Já a Renner, que há anos entrega resultados, tem cacife para captar bilhões para aquisições. Na semana passada, contratou bancos para uma oferta de ações para arrecadar até R$ 6,5 bilhões. O alvo seria o site de e-commerce Dafiti – que é forte na internet, meio no qual a Renner ainda engatinha. Também se especula sobre outra possibilidade – a aquisição da C&A. No final de 2020, a família Brenninkmeijer, que controla a C&A, demonstrou estar aberta a negociações para vender a operação brasileira. O objetivo é concentrar os negócios apenas na Europa. A família tinha operações na China e no México, mas se desfez delas recentemente.

Na semana passada, as Lojas Americanas anunciaram a compra do Grupo Uni.Co, dono das redes Imaginarium e Puket. Também vista com surpresa pelo mercado, a aquisição faz parte da nova estratégia da Americanas de criar uma nova vertical de varejo especializado em franquias dentro do Universo Americanas, atendendo a uma antiga demanda de investidores de integrar o digital e as lojas físicas.

Tanta notícia relacionada a fusões e aquisições no varejo demonstra o movimento de consolidação de grandes conglomerados no setor. Apesar de o varejo não essencial ter sido duramente afetado pela crise, o que foi agravado pela pandemia, aquelas mais bem posicionadas (e capitalizadas) entendem que este é o momento de consolidarem seus negócios, haja vista que muitas estão fragilizadas e consequentemente mais baratas e abertas a aquisições.

Com as notícias recentes, os executivos do varejo estão vivendo dias estressantes e de rápidas definições: de repente, caiu a ficha de que é necessário fazer alguma coisa. As empresas parecem ter acordado para a dura realidade: é a hora de crescer ou morrer. O momento é visto também como uma oportunidade de reforçar competências em que ainda não são fortes, e não a busca de escala em áreas que já dominam. Outro aspecto é a percepção de que a agenda digital precisa ganhar velocidade no pós-pandemia. Um negócio isolado é mais vulnerável a ser comprado por um ecossistema.

O Magalu é um exemplo de empresa que se consolidou adquirindo (e continua adquirindo) diversas empresas e startups com o objetivo de dominar um mundo multicanal e multissetorial. Afinal, ninguém mais tem a percepção de eles são apenas meros vendedores de geladeiras, fogões e televisores. Concordam?

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em Varejo Autônomo.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Quantos sorrisos os seus feedbacks lhe renderam hoje?

Próxima Postagem

Programa de redução de salários e jornada é relançado pelo governo

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Brasil tem saldo de 201 mil empregos em junho, alta de 29,5%

Programa de redução de salários e jornada é relançado pelo governo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.