Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Canal foodservice: inovação, resiliência e gente

Cristina Souza de Cristina Souza
19 de março de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A indústria de alimentos faturou em 2023 R$ 1,161 trilhão, um crescimento de 7,2% no faturamento e de 5,1% na produção, em relação a 2022. Essa diferença deve-seespecialmente pela consolidação do Brasil como o maior exportador de alimentos do mundo. Ainda assim, 73,2% desse faturamento está relacionado ao consumo interno, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

A indústria de alimentos representa respeitáveis 10,8 pontos percentuais do PIB nacional. E segue investindo forte em soluções tecnológicas e de aprimoramento do atendimento aos seus canais, além de iniciativas, cada vez mais frequentes, de desintermediação a partir de estratégias direct to consumer (DTC) pelos mais diferentes motivos, entre eles, conhecer melhor o consumidor, experimentar novos caminhos, ocupar espaço de mercado entre outros.

Direcionando nosso olhar para o foodservice, em 2023, o canal representou 27,6% da venda das indústrias de alimentos.

A decisão de atender ao canal foodservice nem sempre é simples. O número médio de participação do canal na venda da indústria é mascarado por empresas que são integral ou fortemente dedicadas ao foodservice. Ao mesmo tempo, isso sinaliza oportunidades.

E quais são os requerimentos para o crescimento no atendimento ao foodservice?

Sem dúvida o primeiro deles é a inovação. O produto que serve ao varejo alimentar, apesar de muitas vezes ser sinônimo de qualidade em diversas categorias, nem sempre performa da mesma forma na produção de uma cozinha profissional. Assim, o profundo entendimento de como ele será utilizado na ponta e a flexibilidade para implementar os devidos ajustes são imperativos.

O foodservice é um canal que busca preço como um dos seus drivers, já que ele adicionará os custos de transformação e serviço, além das suas margens, que ano a ano são mais pressionadas. Porém, a máxima de que é um canal que busca somente preço não é verdadeira. Mas é importante compreender que a indústria pode emprestar valor à construção de marca desses negócios, e gerar uma simbiose positiva para todas as partes, especialmente para o consumidor. Então, a construção de marcas fortes pela indústria fazem a diferença em sua penetração no mercado.

Comer alimentos preparados fora de casa é uma combinação de hábito e indulgência que ano a ano cresce no País. Ou seja, apesar de todos os desafios, o segmento segue resiliente.

É necessário entender que o mercado de alimentação fora do lar tem uma importante jornada de profissionalização pela frente, pois dois terços dos mais de 1,9 milhão de CNPJs existentes são registrados como MEI; isto é, são empresas de empreendedores individuais. Mas o terço de empresas maiores puxa o País para um nível de maturidade operacional e tecnológica que atualmente é benchmark no Brasil e em mercados internacionais.

O País vive um movimento importante de empreendedorismo no segmento e, ainda, estamos alguns passos atrás da crise de mão de obra dos mercados maduros. Então, investir em programas de capacitação e acesso à tecnologias tornará as pessoas mais aptas para oferecerem melhores produtos e serviços em combinação virtuosa para o setor.

Em resumo, inovação, resiliência e gente são elementos fundamentais para a evolução do setor e para que a indústria de alimentos aumente sua participação no canal.

O Brasil tem potencial para, além de ser o maior exportador de alimentos do mundo, se tornar o País referência em alimentação e hospitalidade. Só depende de nós.

Nota:  Entre os dias 15 e 21 de maio, promoveremos a delegação Gouvêa Foodservice NRA Show 2024.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Supermercados online são a preferência de 47% dos consumidores

Próxima Postagem

B4 vai lançar curso de negociação de ativos sustentáveis no final de março

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
B4

B4 vai lançar curso de negociação de ativos sustentáveis no final de março

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.