Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
22 de fevereiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário se mostra cada vez mais competitivo e isso tem a ver com a transformação digital precipitada pela tecnologia, potencializada e acelerada pela pandemia. O caminho para avançar mais rápido e de forma mais segura, como nunca antes, passa pelo compartilhar. Que assume as mais diferentes e inovadoras formas, tudo convergindo para desenvolver alternativas que assegurem espaço privilegiado no mercado reconfigurado.

Os marketplaces são talvez alguns dos mais relevantes exemplos de empresas com tráfego no e-commerce que se abrem, estimulam e reveem seu modelo para abrigar outras marcas e negócios, até mesmo concorrentes. Amazon foi o benchmark no mercado global, seguido por Mercado Livre na América Latina, e hoje quem pode também opera marketplaces. Cada um com suas particularidades. Magalu, Americanas e muitos mais transformaram seus projetos iniciais e veem nesse caminho sua ascensão aos Ecossistemas de Negócios, próximo destino de quem quer mudar de categoria no jogo da relevância dos players globais.

Mas também há muitas outras formas que sinalizam a importância de mudar a forma de pensar.

Grupo Pão de Açúcar e RD – Raia Drogasil desenvolveram seu programa de fidelidade Stix, lançado no final de 2019, de forma integrada, para diferenciar e oferecer benefícios aos clientes de ambas as empresas. E, mais importante: para conhecer, monitorar e poder antecipar movimentos de seus clientes, protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segmentando e clusterizando comportamentos. E abrindo oportunidades para outros negócios convergentes. A própria RD – Raia Drogasil abriu espaço em suas lojas para que a Natura colocasse seus produtos, criando um novo canal para a empresa para além das vendas diretas, e-commerce e lojas próprias.

Da mesma forma, mais recentemente Magalu esteve presente em operações do Carrefour e agora desenvolveu parceria estratégica com a Marisa. Nas lojas, podem ser encontradas alternativas para que os clientes da Marisa – focada em moda – possam ter acesso aos produtos oferecidos por Magalu, no físico e no virtual. A própria Marisa também está presente no Mercado Livre, por exemplo. Ou seja, o importante é estar acessível quando, como e onde o cliente preferir. E compartilhar para inovar e se tornar mais relevante.

De forma mais abrangente, a necessidade cria oportunidade.

Quando avança o inevitável e irreversível acirramento concorrencial, um dos caminhos estratégicos para crescer em relevância e participação de mercado é buscar combinar alternativas, mesmo entre concorrentes diretos e indiretos. Ao mesmo tempo que, quando possível, se avança também na integração vertical, como fazem as marcas que criam canais e lojas exclusivas da marca.

Mas até nesse caso o compartilhar também é opção, pois na maioria dos casos essa operação é feita por meio de franqueados ou licenciados, permitindo que o conceito se expanda mais rapidamente e com empreendedores individuais integrados no processo.

Ainda existe a situação como a da Ambev, em que todo o negócio de desenvolvimento, implantação e gestão da rede exclusiva por meio de franqueados ou licenciados também é coordenada por um terceiro.

Pensar diferente e de forma abrangente

Na essência desses modelos, para ficar só no âmbito nacional, está a realidade irreversível que é preciso crescer rápido e de forma consistente para ganhar e manter relevância. Mesmo para as maiores e mais estruturadas organizações empresariais, por maior poder de fogo que tenham, compartilhar e integrar é uma opção que se torna cada vez mais importante.

Isso pressupõe a análise contínua e cada vez mais abrangente de alternativas e o desenvolvimento de uma cultura empresarial distinta do passado na linha de “o segredo é a alma do negócio”.

Já faz tempo que o maior segredo é a capacidade de mudar rápido, pensar de forma integrada e ter a ambição de ser mais relevante juntando competências, recursos e visões.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

As novas formas de produzir, vender e comprar serão tema de webinar em março

Próxima Postagem

Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s

Transformação digital está por trás das faixas "Passo o ponto" das lojas Habib's

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.