Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A maturidade do consumidor em segurança de alimentos

Cristina Souza de Cristina Souza
23 de novembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Nossa jornada pós-pandemia nos trouxe um legado positivo em relação ao entendimento do consumidor sobre a importância da segurança dos alimentos e procedimentos de higiene em uma operação de alimentação.

Quando ainda não tínhamos clareza sobre as formas de transmissão do coronavírus, camadas de proteção como o uso de máscaras, visores e luvas pelos manipuladores; embalagens terciárias para delivery (sacos plásticos protegendo os de papel); selos que dessem visibilidade da qualidade de processos do restaurante, dentre outros exemplos, ganharam peso na decisão de compra dos consumidores.

Com a evolução da informação sobre a doença, alguns procedimentos foram sendo ajustados e, nesse momento, dada a amplitude da vacinação no País e o controle das internações e óbitos, vemos o consumidor menos tenso, porém, ainda atento e exigente.

Os bares e restaurantes também seguem organizados e comprometidos com o tema para dar resposta ao cliente mantendo padrões elevados. Nos dias 17 e 18 de novembro foi realizado pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), o 10º Encovisas (Encontro Nacional de Vigilância Sanitária), com o objetivo de discutir as transformações e melhores práticas aplicadas ao foodservice.

Durante as discussões veio à tona uma grande dor do segmento, que é a capacitação dos colaboradores, especialmente no cenário de reaquecimento do mercado de alimentação fora do lar que exige novas contratações, já que houve o turnover forçado durante os períodos mais críticos.

Ponto pacífico é que resposta para essa dor é a tecnologia, hoje definida por transformação digital. Ou seja, da decisão de empresários em usarem ferramentas digitais nas relações com os clientes, na gestão dos negócios e na formação técnica dos seus colaboradores.

A Sanity Consultoria, que participou do painel que discutiu as mudanças do setor, recentemente lançou na plataforma de ensino à distância, o Academia Food, o programa de Boas Práticas de Fabricação, em três diferentes níveis: básico, avançado e complementar.

O objetivo da empresa é ajudar a acelerar, de forma correta e completa, a formação ou atualização de manipuladores, gestores de negócios e profissionais técnicos do setor, atendendo a totalidade de conteúdo exigido pela legislação.

A criação da Academia Food, foi uma coiniciativa nossa da Gouvêa Foodservice e da Benkyou, startup especializada em soluções para educação lançada no início deste ano, e seguimos agregando parceiros, como a Sanity para aportar mais know how e conteúdo que realmente ajude na recuperação e perenize a profissionalização do setor.

Nosso entendimento é de que o modelo tradicional de capacitação desenvolvida um a um não acompanha mais a velocidade das necessidades do segmento e nem a forma de aprender de um adulto.

Brevemente, falaremos em programas aplicados em metaverso, ou seja, permitindo mais do que uma interação gameficada, mas o protagonismo digital dos estudantes.

Em janeiro de 2022, pela primeira vez na história, a NRF terá uma vertical totalmente dedicada ao foodservice e players como Mcdonald’s, Panera bread, Wow BAO, Five Guys, Farm to Fork, dentre outros, que estarão lá para contar sobre suas iniciativas digitais e como afetaram sua cultura, diversidade, ESG, segurança de dados, controle da cadeia e, principalmente, como trouxeram respostas e soluções para os seus consumidores.

O fato é que os consumidores querem certezas e transparência sobre a qualidade dos seus procedimentos. Algumas redes no Brasil implementaram um processo de higienização de mesas cuja execução é tão minuciosa, que passaram a dedicar um colaborador exclusivamente para essa atividade.

A resposta do consumidor para os restaurantes dessa rede? Filas de espera de 40 minutos fora dos horários de pico, ou seja, fidelização.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O cliente agora conduz as jornadas. O que os profissionais de marketing podem fazer?

Próxima Postagem

Riachuelo inaugura loja sustentável e reforça compromisso com ESG

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Riachuelo inaugura loja sustentável e reforça compromisso com ESG

Riachuelo inaugura loja sustentável e reforça compromisso com ESG

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.