Marfrig começa a processar carne orgânica no Brasil

A primeira carga de carne orgânica foi recebida em Hulha Negra, Rio Grande do Sul, em agosto de 2022

A Marfrig, uma das principais empresas de carne bovina do mundo, começou a processar carne orgânica no Brasil. O processo é realizado na unidade de Hulha Negra, no Rio Grande do Sul. A matéria-prima para produção chega no país através da operação da companhia no Uruguai. Esta novidade é parte da estratégia de ampliação na atuação com alimentos de origem reconhecida e sustentável.  

A carne orgânica vem de animais alimentados exclusivamente a pasto, livres de fertilizantes sintéticos, hormônios anabolizantes e estimulantes de crescimento. O produto ainda tem um nível menor de gordura intramuscular e de colesterol, contribuindo para uma alimentação mais saudável. 

A primeira carga de carne orgânica foi recebida em Hulha Negra em agosto de 2022. A matéria-prima foi o corte coxão duro, e foi armazenado em câmaras frigoríficas exclusivas. Após isso, a carne é cozida e desfiada para ser colocada em embalagens flexíveis. Por fim, são hermeticamente seladas e passam por um processo de esterilização. 

O diretor-geral de industrializados da Mafrig no Brasil, Durval Cavalcanti, contou que o desenvolvimento do projeto começou em meados de 2021. “Após identificarmos a demanda por carne orgânica, entendemos quais eram os requisitos sensoriais e de qualidade necessários para iniciar os testes. Este é um marco na história da unidade e da Marfrig como um todo, pois temos um produto diferenciado”, complementa. 

Certificação 

No começo de 2022, a unidade recebeu a certificação USDA Organic, da empresa IBD, principal certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina. Atualmente, a unidade de Hulha Negra é a única da Marfrig no Brasil com certificação orgânica para produtos processados. 

“Temos uma capacidade de produção de 10.000 embalagens de carne orgânica por dia, em uma operação dividida em dois turnos. Estamos muito orgulhosos com o recebimento desta certificação e por fazer parte do mercado de produtos orgânicos com a nossa operação no Brasil”, destacou Cavalcanti. Ele ainda afirmou que acredita na ascensão deste segmento. 

Em setembro de 2022, a empresa realizou o primeiro envio de carne orgânica termo processada para os Estados Unidos, um dos principais consumidores do mundo. No país, o produto é vendido pela marca do cliente Wild Planet. 

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist