Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Agora vai?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de agosto de 2019
no Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de um primeiro semestre que alternou alguma euforia com muita frustração, a conjugação de alguns pontos positivos cria a expectativa de que o ano possa ser salvo pelo que ainda pode acontecer na sua segunda metade.

Os três primeiros meses trouxeram a perspectiva de uma retomada no embalo do novo governo e a inspiração gerada pela proposta econômica liberal. Mas o sonho durou pouco.

As dificuldades naturais e mais as criadas pela nova administração não permitiram que a retomada acontecesse e rapidamente migramos da esperança para a frustração que marcou o desempenho do segundo trimestre. Como resultado o país andou de lado ao longo de todo esse período apenas marcado por uma pequena recuperação do emprego, ainda assim em boa parte informal. A massa salarial real também mostrou leve recomposição.

O elemento determinante do comportamento cauteloso dos consumidores, matéria-prima do aumento do consumo e das vendas do varejo, é a confiança da população, que permanece oscilando em baixos patamares na esteira das confusões, críticas, bate-bocas, desmentidos e leviandades que têm marcado, especialmente, o cenário político.

Um conjunto importante de fatores pode ajudar a reverter essa situação.

A redução histórica, ainda que tímida, das taxas de juros, a provável aprovação em segundo turno da Reforma da Previdência nesta próxima semana e a perspectiva de uma injeção de recursos do FGTS e PIS-Pasep que, no período de um ano, poderá alcançar R$ 42 bilhões com 67% desse montante previstos para este ano ainda. Além da continuidade da redução do desemprego.

Esse quadro poderá influenciar decisivamente o humor dos consumidores, contribuindo para mudar sua confiança e viabilizando a esperada retomada. Afinal, estamos estagnados há quatro anos!

Só deveríamos também conter a incontinência verbal coletiva para deixar baixar a fervura e podermos viabilizar um período de melhor desempenho do consumo, do varejo, dos serviços e, consequentemente, da indústria.

Para ajudar a mudar

Para tentar ajudar na capitalização desse potencial novo momento, um movimento importante agregando todos os setores de varejo, consumo e serviços está sendo organizado – todos inspirados por uma iniciativa da Secom.

A proposta é a criação de uma ampla campanha de motivação e consciência nacional ao longo da semana que marca a data da Independência do Brasil.

Essa proposta, nascida no grupo responsável pela comunicação do governo, foi imediatamente abraçada pelas principais entidades empresariais ligadas aos setores com relacionamento direto com os consumidores-cidadãos, especialmente o comércio e o varejo que, num movimento inédito e histórico, decidiram encampar a ideia e assumir sua coordenação, engajando o maior número possível de empresas, entidades, segmentos e canais com amplo apoio da mídia.

Desta forma, entre 6 e 15 de setembro, serão buscadas alternativas, das mais variadas, comunicadas de forma ampla e intensa, para transferir benefícios diretos para a população com o objetivo de estimular um comportamento positivo no período.

E a proposta mais ambiciosa é que isso se torne uma tradição no país, quando a Semana da Independência, rebatizada como Semana do Brasil, se converta numa grande manifestação de consciência nacional estimulando a confiança e o consumo.

O lado mais importante da iniciativa – e que deve ser ressaltado é que -, diferente de outras campanhas pontuais ou mais longevas realizadas no passado, esta não pressupõe estímulos fiscais ou tributários, o que seria inadequado considerando os problemas financeiros que o país atravessa. Ela será apoiada na mobilização do setor empresarial com envolvimento do comércio, varejo, atacado, os setores de serviços de forma ampla e o setor industrial de consumo, numa articulação própria, espontânea, liberal e autossustentável. Como deveria sempre ser.

Pode ser o início de algo que vem sendo adiado faz tempo e que o país, por seus empresários e a população, merece e precisa.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Desempenho do varejo: vendas nos shopping centers crescem 8,4% no 1º semestre

Próxima Postagem

Dublador do Mario estará na Brasil Game Show

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dublador do Mario estará na Brasil Game Show

Dublador do Mario estará na Brasil Game Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.