VegFest reúne marcas, especialistas e debate o mercado vegetariano e vegano

São estimados mais de 10 participantes ao longo de quatro dias de congresso

O VegFest, um dos principais eventos veganos da América, ocorre entre os dias 8 e 11 de dezembro no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O congresso é organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e reunirá as principais entidades envolvidas com o mercado vegetariano e vegano dos mais variados segmentos.

Está será a 9º edição do VegFest, que estima receber mais de 10 mil participantes entre congressistas e visitantes. Para a parte de conteúdo, já estão confirmados  100 palestrantes, nacionais e internacionais. Este ano marca a retoma do evento a cidade de São Paulo, que após quatro anos recebe novamente o congresso.

“Vamos ter muita interação com o público, com as empresas no B2B, formadores de opinião e nutricionistas. É uma feira que apresenta o mercado vegano a todos e será um grande momento de experiências, seja na moda, alimentação ou cosméticos”, destaca Valeska Ciré, head de produtos da Francal Ferreira, empresa produtora da feira.

A escolha por uma alimentação à base de vegetais tem alcançado cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, em parceria com a SVB, 14% da população brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, se declaram vegetarianas. Esse número representou um crescimento de 75% em relação à pesquisa feita em 2012, quando eram apenas 8% dos brasileiros.

Durante o congresso serão abordadas pautas relacionadas à ética, nutrição, impactos ambientas e empreendedorismo. Também serão debatidos temas como direito animal, veganismo no esporte e o lançamento de um cardápio vegano de baixo custo.

“A importância, principalmente, é dar acesso para quem busca ter mais contato com esse mundo. Desenvolver as informações com profissionais de diversas áreas do movimento, estimular novos empreendedores e mostrar para a sociedade o quanto ela está próxima deste movimento”, explica Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Feira Vegana

Ainda como parte do VegFest, o evento terá um espaço dedicado somente aos veganos e suas marcas. Apesar de o congresso ser pago, a entrada para a Feira Vegana é gratuita. Um dos destaques da área será a Cozinha Show, que receberá chefes de cozinha famosos para ensinar ao público a fazerem pratos veganos com diferentes ingredientes.

VegFest
Edição do Cozinha Show em 2019.

Ao todo, serão 112 marcas expositoras dos mais diferentes segmentos, desde alimentação, moda e decoração até cosméticos, acessórios e pets. A feira ainda aposta nas atrações culturais, como quadra esportiva, práticas de Yoga e Acroyoga e um Escape Room, para atrair o público.

Consumo de carne no Brasil

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais comem carne no mundo, ocupando o 5º lugar no ranking mundial de consumo. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), são 78 kg de anuais de consumo per capita. Ao todo, mais de 10 mil animais terrestres abatidos por minutos, no país, para produção de carne, leite e ovos.

Tendo em vista os impactos ambientais, o setor agropecuário é um dos que mais consome água no processo produtivo. Segundo a Embrapa, em média, para produzir 1 kg de carne são utilizados, em média, 15.415 litros de água, somando todas as etapas do processo. Além disso, conforme a ONU, cerca de 14,5% dos gases de efeito estufa emitidos do planeta são provenientes da pecuária.

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist