Consumidores estão mais dispostos a gastar e intenção de compra no varejo cresce 2,44%

Projeção do Ibevar indica um movimento de retomada no varejo

Com o crescimento da massa real de pagamentos e do volume total de crédito concedido às pessoas físicas, os brasileiros estão mais dispostos a gastar no varejo neste terceiro trimestre. Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), a intenção de compra cresceu 2,44%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Já na comparação com o segundo trimestre de 2022, a recuperação da intenção de compra será de 1,28%. O presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, destaca que, mesmo com a inflação em alta em junho, as projeções indicam um movimento de retomada no varejo.

“Registrou-se queda acentuada apenas para categorias que haviam expandido no período pandêmico, como os itens associados às restrições impostas pelo isolamento social: livros, informática e telefonia, por exemplo”, afirma o executivo.

O instituto destaca também os resultados do trimestre em relação aos três meses anteriores em diferentes categorias. Livros, jornais, revistas e papelaria registraram a maior queda do período, com 8,6%, enquanto tecidos, vestuários e calçados apresentam um cenário melhor, com alta de 5,2%, seguido de outros artigos de uso pessoal e doméstico, a linha branca: 4,9%. Móveis e eletrodomésticos apresentam uma tímida recuperação, 1,57%.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: