Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como gerir a equipe em meio a demissões em massa?

Redação de Redação
13 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos
Asian Office Worker Leaving His Job in Layoff for Recession

Asian Office Worker Leaving His Job in Layoff for Recession

Por Rodrigo Anunciato*

O cenário econômico brasileiro exige cada vez mais cautela e planejamento.Segundo uma recente pesquisa, 600 mil brasileiros foram demitidos nos primeiros oito meses deste ano.

Em dezembro de 2014, o indicador de desemprego mensal nas regiões metropolitanas do País era de 4,3%.  Em agosto, o índice já estava em 7,6% e, se as projeções se confirmarem, chegará a 10,5% em dezembro.

Um cenário como este gera cada vez mais insegurança não apenas nos profissionais que ainda mantém seus empregos, mas também nas empresas.

Outra pesquisa recente revela que seis em cada dez executivos brasileiros não bateram suas metas este ano.

Assim, com seus resultados muitas vezes aquém do esperado, as demissões mesmo que indesejadas tornam-se necessárias para que muitas empresas possam enxugar os custos e realocar recursos.

Não estamos falando aqui de um processo simples. Os profissionais que ficam precisam tocar o barco, mesmo que muitas vezes os efeitos das demissões sejam devastadores, especialmente para a moral da equipe.

A maioria dos gestores concorda que demissões é uma das questões mais difíceis de lidar em suas rotinas, mas o que se pode fazer para manter as coisas nos trilhos e seguir em frente depois de uma demissão em massa em sua organização?

A primeira e mais importante ação é uma comunicação honesta com a equipe, o que é de extrema importância para gerar a confiança necessária para seguir em frente.

Ter dados corretos antes de começar a falar sobre isso com o time é fundamental, uma vez que não se deseja que várias versões diferentes da verdade se encontrem pelos corredores.

Para manter as rédeas em vez de tratar esta situação como um “esperar e ver o que acontece”, os líderes devem assumir uma postura proativa, entendendo que as equipes terão perguntas e, embora nem sempre o líder seja capaz de responder a todas elas, é preciso ter o máximo de informação correta possível para ajudar a acabar com os rumores e a sensação de desconforto que se cria nesses momentos.

Rumores e especulações voam. Portanto, compartilhar o tanto quanto e permitir que a equipe traga seus questionamentos, pode ajudar a acalmar o grupo e colocar as coisas um pouco mais em ordem em um primeiro momento, pois a sensação de incerteza ameaça e atrapalha a equipe, não apenas em sua produtividade, mas a procurar oportunidades para remodelar a forma como as coisas são feitas.

Este não é um momento para sentar e esperar que as coisas aconteçam, mas para ver como as coisas vão mudar e o que se pode fazer para mudá-las.

Manter os talentos pode ser uma tarefa árdua se os profissionais estão se sentindo inseguros, o que ressalta ainda mais a necessidade de transparência.

Uma vez que você comunicou todos os dados e respondeu a todas as perguntas que pode, é hora de fazer com que todos fiquem na mesma página. É nesse ponto que os bons gestores assumem o controle para manter o time com foco na missão da empresa e acreditem no destino traçado por ela.

Se você for um bom gestor e tratar seu time como eles desejam ser tratados, as pessoas vão estar menos inclinadas a sair. Assim, faça o seu melhor para criar grandes relacionamentos com as pessoas antes de demissões acontecerem.

Quando é possível criar uma experiência no local de trabalho, mais do que uma relação apenas financeira, cultivando-as até o ponto onde todos sentem que pertencem a um time justo, lutarão para ficar, só saindo quando for absolutamente necessário.

Compreenda como os funcionários se sentem e compartilhe com eles de maneira autêntica suas informações e impressões sobre os fatos, mesmo que não possa dividir boas notícias.

Quando as demissões acontecerem, o local de trabalho ficará repleto de discussões. Torne-se disponível. Lembre-se: às vezes ouvir é suficiente.

Ser um líder significa permitir que as pessoas falem sobre suas ideias e medos, redirecionando isso para um contexto produtivo e lembre-se: há vida para todos depois de demissões.

*Rodrigo Anunciato ([email protected]) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Estamos fora do acordão!

Próxima Postagem

Nunca devia ter abandonado a faculdade, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Nunca devia ter abandonado a faculdade, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.