São Paulo é responsável por 90% das 3 mil vagas fechadas no setor de bares e restaurantes

Chuvas prejudicaram o movimento em janeiro, principalmente no litoral paulista

Com movimento afetado pelas chuvas, principalmente no litoral, o movimento nos bares em restaurantes no Estado de São Paulo ficou bem abaixo do esperado e puxou o resultado negativo no País.

Segundo dados do novo Caged, do Ministério do Trabalho, o setor de alimentação fora do lar fechou o mês de janeiro com saldo negativo de 3.068 empregos, dos quais 2.742 foram no Estado de São Paulo. Na capital paulista, a queda foi menos intensa, com 760 vagas fechadas no setor.

“Havia a expectativa de um janeiro mais positivo, que não veio, mas esperamos que em fevereiro o setor tenha registrado um resultado melhor. Encontramos um problema maior no estado de São Paulo, onde o movimento foi muito afetado pelas chuvas. Principalmente no litoral, que costuma ter um bom fluxo de pessoas em função das férias e da temporada de verão”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Empresários otimistas

Na contramão, os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco tiveram saldo positivo. “No Brasil como um todo, apesar de termos um quadro melhor do que havia há um ano, houve um aumento em janeiro do número de empresas fazendo prejuízo, que chegou a 23%”, diz.

Solmucci destaca que, apesar do resultado abaixo do esperado, os empresários do setor continuam otimistas e esperam uma recuperação em 2023. Pesquisa da Abrasel realizada com 1.477 empresários de todo o país em fevereiro mostrou, no entanto, que há ainda um certo otimismo dos empresários em relação a 2023: 32% dos consultados responderam que esperam aumentar o quadro de funcionários até o fim deste ano.

Imagem: Shuttertock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist