Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Redação de Redação
19 de janeiro de 2017
no Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

O alto nível de desemprego, que atinge mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), abriu as portas do mercado nacional para o segmento das microfranquias, que têm o investimento inicial médio de R$ 54.464. A maioria dos que optam por esse tipo de negócio em redes com os dois segmentos (72%) garantem um retorno do valor aplicado em até 18 meses, afirma um estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira Franchising).

De acordo com o estudo, 13% das redes retornam o valor investido em até seis meses, 18% entre seis e 12 meses e 41% em período de 12 a 18 meses. Outros 29% das microfranquias garantes o dinheiro aplicado entre 18 e 36 meses. No caso dos modelos que trabalham exclusivamente com microfranquias, a recuperação do valor investido é de, em média, 12 meses.

O levantamento aponta ainda que o retorno do investimento obtido para as microfranquias é significativamente mais rápido que o das franquias tradicionais, que tem um investimento médio de R$ 166.429 e apenas 38% oferecem retornos dos valores aplicados em até 18 meses. Nesses casos, a maioria das estimativas de recuperação do dinheiro acontece entre 18 e 36 meses (61%). Há ainda outros 2% dos investimentos que só são retornados para o bolso do empreendedor após 36 meses.

De acordo com a ABF, operavam no País 557 marcas com unidades de microfranquias em 2016. O presidente da associação, Altino Cristofoletti Junior, avalia que embora mais recentes. as microfranquias “vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no Brasil”.

As microfranquias também abrem espaço para a inserção de brasileiros no mercado de trabalho. Segundo o estudo da ABF, as microfranquias de redes que atuam em vários formatos demandam uma média de 2,8 funcionários por unidade. No caso das demais unidades, o número médio de funcionários é de 6,1 por franquia.

No que diz respeito à distribuição das unidades de microfranquias por municípios, as cidades médias, de 100 mil a 300 mil habitantes, são a preferência das redes em geral. Os municípios menores, com população entre 50 mil a 100 mil habitantes, estão em 2º lugar entre as marcas que adotam ambos os modelos de negócios.

Fonte: R7

Postagem anterior

Porque o bom ponto comercial pode ser fundamental em momentos de crise

Próxima Postagem

Xiaomi abandona lojas virtuais e some da internet brasileira

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025
Destaque do dia

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

2 de maio de 2025
Loucos por Coxinha abre primeira loja em São Paulo
Franquias

Loucos por Coxinha chega a São Paulo e prevê 10 unidades ainda neste ano

28 de abril de 2025
Óticas Diniz investem na expansão da rede de franquias com foco em cidades menores
Franquias

Óticas Diniz investem na expansão da rede de franquias com foco em cidades menores

25 de abril de 2025
Cabana Burger
Franquias

Quanto custa uma franquia do Cabana Burger? Conheça modelo e projeção de faturamento

25 de abril de 2025
Kumon acelera expansão no Brasil e projeta 130 novas franquias em 2025
Franquias

Kumon acelera expansão no Brasil e projeta 130 novas franquias em 2025

24 de abril de 2025
BNDES aprova R$ 30 mi para capital de giro à Chilli Beans
Franquias

BNDES aprova R$ 30 mi para capital de giro à Chilli Beans e franqueados do grupo varejista

16 de abril de 2025
Franquias: 80% estão no Simples e 19% não consideram tributos na hora de investir
Franquias

Franquias: 80% estão no Simples e 19% não consideram tributos na hora de investir

14 de abril de 2025
ABF
Franquias

5àsec, Acuidar e Aramis estão entre as redes certificadas com o Selo de Excelência da ABF 2025

14 de abril de 2025
Próxima Postagem

Xiaomi abandona lojas virtuais e some da internet brasileira

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.