Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Canal foodservice: inovação, resiliência e gente

Cristina Souza de Cristina Souza
19 de março de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A indústria de alimentos faturou em 2023 R$ 1,161 trilhão, um crescimento de 7,2% no faturamento e de 5,1% na produção, em relação a 2022. Essa diferença deve-seespecialmente pela consolidação do Brasil como o maior exportador de alimentos do mundo. Ainda assim, 73,2% desse faturamento está relacionado ao consumo interno, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

A indústria de alimentos representa respeitáveis 10,8 pontos percentuais do PIB nacional. E segue investindo forte em soluções tecnológicas e de aprimoramento do atendimento aos seus canais, além de iniciativas, cada vez mais frequentes, de desintermediação a partir de estratégias direct to consumer (DTC) pelos mais diferentes motivos, entre eles, conhecer melhor o consumidor, experimentar novos caminhos, ocupar espaço de mercado entre outros.

Direcionando nosso olhar para o foodservice, em 2023, o canal representou 27,6% da venda das indústrias de alimentos.

A decisão de atender ao canal foodservice nem sempre é simples. O número médio de participação do canal na venda da indústria é mascarado por empresas que são integral ou fortemente dedicadas ao foodservice. Ao mesmo tempo, isso sinaliza oportunidades.

E quais são os requerimentos para o crescimento no atendimento ao foodservice?

Sem dúvida o primeiro deles é a inovação. O produto que serve ao varejo alimentar, apesar de muitas vezes ser sinônimo de qualidade em diversas categorias, nem sempre performa da mesma forma na produção de uma cozinha profissional. Assim, o profundo entendimento de como ele será utilizado na ponta e a flexibilidade para implementar os devidos ajustes são imperativos.

O foodservice é um canal que busca preço como um dos seus drivers, já que ele adicionará os custos de transformação e serviço, além das suas margens, que ano a ano são mais pressionadas. Porém, a máxima de que é um canal que busca somente preço não é verdadeira. Mas é importante compreender que a indústria pode emprestar valor à construção de marca desses negócios, e gerar uma simbiose positiva para todas as partes, especialmente para o consumidor. Então, a construção de marcas fortes pela indústria fazem a diferença em sua penetração no mercado.

Comer alimentos preparados fora de casa é uma combinação de hábito e indulgência que ano a ano cresce no País. Ou seja, apesar de todos os desafios, o segmento segue resiliente.

É necessário entender que o mercado de alimentação fora do lar tem uma importante jornada de profissionalização pela frente, pois dois terços dos mais de 1,9 milhão de CNPJs existentes são registrados como MEI; isto é, são empresas de empreendedores individuais. Mas o terço de empresas maiores puxa o País para um nível de maturidade operacional e tecnológica que atualmente é benchmark no Brasil e em mercados internacionais.

O País vive um movimento importante de empreendedorismo no segmento e, ainda, estamos alguns passos atrás da crise de mão de obra dos mercados maduros. Então, investir em programas de capacitação e acesso à tecnologias tornará as pessoas mais aptas para oferecerem melhores produtos e serviços em combinação virtuosa para o setor.

Em resumo, inovação, resiliência e gente são elementos fundamentais para a evolução do setor e para que a indústria de alimentos aumente sua participação no canal.

O Brasil tem potencial para, além de ser o maior exportador de alimentos do mundo, se tornar o País referência em alimentação e hospitalidade. Só depende de nós.

Nota:  Entre os dias 15 e 21 de maio, promoveremos a delegação Gouvêa Foodservice NRA Show 2024.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Supermercados online são a preferência de 47% dos consumidores

Próxima Postagem

B4 vai lançar curso de negociação de ativos sustentáveis no final de março

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
B4

B4 vai lançar curso de negociação de ativos sustentáveis no final de março

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.