Monest cria Inteligência Artificial para simplificar negociação de dívidas

Tecnologia diminui o esforço humano na recuperação de crédito em até 40%

Quatro em cada dez brasileiros (ou 65,45 milhões de pessoas) estavam negativados no último mês de fevereiro, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Para ajudar as companhias a melhorarem o índice de resolução de pendências financeiras de clientes em situação de débito, a Monest, empresa de recuperação de crédito, criou o Monest IA, um assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial para conversar com os clientes inadimplentes e negociar o pagamento de forma autônoma e escalável.

A Monest IA utiliza a sua base de dados treinada na inteligência da OpenAI empregada no ChatGPT e é uma das primeiras plataformas desenvolvidas com essa proposta específica de negociação de dívidas. Ela é capaz de conduzir negociações por meio de diálogos naturais e oferecer propostas de acordo – tudo pré-configurado por humanos –, levando em consideração o perfil de cada cliente.

A assistente de negociação interpreta as respostas do devedor e oferece soluções para o pagamento de forma facilitada para que o cliente consiga encaixar a despesa no seu orçamento. As condições são ofertadas pelo assistente a partir de limites pré-estabelecidos pelo credor.

“Resolvemos a dor das empresas em cobrar os clientes, ao mesmo tempo que ajudamos o devedor a resolver facilmente o seu problema, tudo em um ambiente digital e sem constrangimento”, resume Thiago Oliveira, CEO da Monest.

A Monest estima que a tecnologia possa diminuir o esforço humano na recuperação de crédito em até 40%. Caso a negociação não tenha sucesso nessa primeira instância, o cliente é direcionado para um atendente humano que dará continuidade ao atendimento.

Experiência do cliente aprimorada

A experiência do cliente é algo relevante no processo de recuperação de crédito e, portanto, é preciso levar em consideração as preferências de cada um. Para Oliveira, o consumidor moderno, em sua maioria, é mais digitalizado. Segundo o executivo, na maior parte dos casos, o cliente prefere contatos rápidos e menos invasivos e isso inclui facilidades para quitar suas dívidas por meio de canais digitais.

“A Monest IA gera uma melhor experiência para o cliente porque ele fica mais confortável em conduzir uma negociação de forma mais amigável, sem ter o constrangimento de falar sobre esse assunto delicado com uma outra pessoa”, conclui Oliveira.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist