fbpx

Com foco no e-commerce, Vulcabras inaugura centro de distribuição em Extrema

Cidade mineira é um dos maiores polos logísticos do País

A Vulcabras acaba de inaugurar um centro de distribuição na cidade de Extrema, Minas Gerais, conhecida por ser um dos maiores polos logísticos no País. A companhia é gestora das marcas de artigos esportivos Mizuno, Olympikus, Under e Armour.

O novo espaço logístico faz parte do planejamento da companhia de aumentar a eficiência e a rentabilidade nos canais online, que ganharam mais importância por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O CD tem 11.500 m² e também conta com a operação de distribuição para o varejo multimarcas, com capacidade para quase 7 milhões de peças em 65 mil endereços.

O ambiente conta com processos automatizados, com o uso de esteiras inteligentes e sorter de direcionamento por tipo de pedido single ou múltiplo. A operação dedicada ao B2B proporciona à Vulcabras um ganho de eficiência de 50% na entrega para estes clientes.

Redução do prazo de entrega

Antes da implementação do centro de distribuição em Extrema, os e-commerces da Vulcabras tinham a operação terceirizada. Agora, a Vulcabras passa a ter o controle completo da operação logística – o que, segundo a empresa, resulta em uma redução no prazo médio de entrega de 5 para 2,4 dias. Atualmente, são oferecidas três modalidades de entregas, sendo uma delas feita no mesmo dia da compra (na região da Grande São Paulo).

“A decisão de inaugurar um centro de distribuição próprio em uma região tão privilegiada para este segmento faz parte do plano de crescimento da companhia para os próximos anos”, afirma o diretor de Supply da Vulcabras, Rodrigo Miceli. “Reportamos ao mercado no último trimestre de 2020 um crescimento de mais de 20%, comparado mesmo período de 2019.”

As negociações para a instalação da empresa do Estado começaram em setembro de 2020 e contaram com intermediação da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do estado de Minas Gerais (INDI) nas tratativas tributárias junto à Secretaria Estadual de Fazenda (SEF).

“Extrema já é reconhecida por abrigar empresas de e-commerce e importantes centros de distribuição. Com a chegada da operação da Vulcabras, certamente vamos conseguir atrair outras empresas do mesmo setor, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva regional”, afirma a analista Larissa Souza Batista.

Em fevereiro, o Dafiti Group inaugurou um centro de distribuição automatizado na cidade. O espaço conta com a maior solução de automação (AutoStore) do mundo. A unidade, batizada de “Leap – Um salto para o futuro” e abriga um sistema de automação controlado por Inteligência Artificial que tem capacidade para a separação de 5 mil produtos por hora.

Mesmo durante a crise, a cidade de Extrema foi a segunda do Brasil a registrar o maior número de contratações no ano de 2020, atrás apenas de Contagem, também em Minas Gerais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Imagem: H. Neto / Fractal Fotografia Esportiva/Agência Minas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: