Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como líderes devem gerenciar crises: de falhas mecânicas a eventos naturais

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
21 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como líderes devem gerenciar crises: de falhas mecânicas a eventos naturais

Será cada vez mais comum nos depararmos com mudanças ao nosso redor. Fatores econômicos, sociais e até mesmo condições naturais impactam diretamente nosso cotidiano. Como sociedade, precisamos nos adaptar a essas transformações. Para os negócios, não há exceção: empresas e, especialmente, líderes devem encontrar novos caminhos e reinventar seus modelos de negócio constantemente.

Desastres como o rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, que foi o maior acidente de trabalho do Brasil, em termos de perda de vidas humanas, e o segundo maior desastre industrial do século, resultando na morte de 270 pessoas, ou o incidente da Latam, no qual 50 pessoas ficaram feridas em um voo entre Austrália e Nova Zelândia, em março deste ano, nos mostram que estamos suscetíveis a incidentes a todo instante, seja por falha mecânica, erro humano ou até mesmo por um evento natural.

Por razões como essas, os líderes precisam estar bem preparados para enfrentar momentos de tragédia que envolvem não apenas uma crise na imagem corporativa, mas, principalmente, um impacto social. Isso nos mostra que, além das responsabilidades empresariais, temos deveres humanos.

O caso mais recente que mobilizou o Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul, destaca a necessidade de as corporações desenvolverem habilidades humanas para enfrentar situações cada vez mais desafiadoras. Demonstrar empatia e solidariedade às comunidades afetadas é o mínimo que devemos fazer como cidadãos.

Crises globais e nacionais, como guerras e desastres naturais, ressaltam a importância do nosso papel como sociedade em apoiar e enfrentar esses problemas juntos. Isso exige resiliência e capacidade de reinvenção. Vale lembrar também que esse apoio deve ser genuíno, e não motivado por interesses publicitários.

Todos estes casos, embora atípicos, destacam o quanto questões empresariais se tornam insignificantes quando pessoas estão desabrigadas, sem comida e com suas vidas em risco. É através de ações tangíveis como essas que podemos fazer a diferença real na vida das pessoas afetadas.

Para as empresas, é essencial oferecer uma ajuda prática e eficaz, compreendendo as reais necessidades das pessoas impactadas, e fornecer apoio concreto às vítimas, como doações financeiras, materiais e serviços essenciais, incluindo alimentos, água potável, roupas e abrigo temporário.

A colaboração com organizações não governamentais, agências de socorro e autoridades locais também é fundamental para coordenar os esforços de ajuda de forma eficiente, além de garantir que as contribuições sejam direcionadas para onde são mais necessárias. É importante que todas as ações realizadas sejam transparentes e prestem contas à comunidade, garantindo a confiança e a credibilidade das iniciativas de apoio.

São mudanças como estas que precisamos fazer no mundo. Líderes ao redor de todo o globo estão preocupados com a viabilidade e a resiliência de suas empresas no longo prazo, conforme revela a 27ª pesquisa global da CEO Survey 2024, da PWC. Segundo o levantamento, 41% dos CEOs no Brasil e 45% no mundo não acreditam que suas organizações sobreviverão mais de 10 anos sem mudanças significativas.

Esses líderes entendem a urgência de adotar abordagens ousadas para alcançar resultados sustentáveis. A pesquisa enfatiza a necessidade de adaptação frente à disrupção tecnológica, às mudanças climáticas e a outras megatendências globais. Nos próximos três anos, os CEOs esperam enfrentar pressões crescentes devido a essas transformações tecnológicas, às novas preferências dos consumidores e às questões ambientais.

Claudia Elisa é especialista em ESG e na transformação de negócios.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasil é o time mais valioso da Copa América e Vini Jr. é o jogador mais valioso entre as equipes

Próxima Postagem

Blitzscaling: a estratégia de crescimento da Temu

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Temu

Blitzscaling: a estratégia de crescimento da Temu

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.