Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A velocidade hipersônica na transformação dos Ecossistemas de Negócios Made in Brazil

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
22 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Os Ecossistemas de Negócios no Brasil têm como principal característica diferenciadora o fato de que estão sendo implantados por empresas com origem no varejo tradicional, com predominância no não alimentar que, em seu estágio atual, aceleraram de forma marcante a expansão de seus negócios multicanal para se transformarem em marketplaces integrando outros operadores ou marcas.

Esse é o caminho trilhado por Magalu, Via Varejo e Americanas-B2W, como exemplos básicos, complementado por iniciativas como Mercado Livre, Amazon Brasil, Carrefour, Pão de Açúcar e outros mais que exemplificam o movimento e franco crescimento e expansão. E que vai mudar de forma radical o cenário, a estrutura, as participações e as lideranças no mercado nos próximos anos. Daí a velocidade hipersônica como tudo tem se precipitado com incorporações de novos negócios de forma contínua e constante.

Essa peculiaridade do protagonismo de varejistas na evolução desse processo no Brasil se diferencia do que aconteceu no mercado norte-americano, onde predominaram as empresas de tecnologia na formação das Plataformas Exponenciais, versão ocidental dos Ecossistemas de Negócios, que surgiram na China e se espalham pelo mundo. Elas têm sua origem em diversas vertentes que vão de empresas de game (Tencent) a e-commerce B2B (Alibaba) ou plataformas de serviços (Didi).

O jogo está sendo jogado exatamente agora no Brasil e o que aconteceu em 2020 e agora em 2021 vai redefinir o mercado para os próximos anos. Isso, de novo, justifica a velocidade hipersônica em que tudo está acontecendo com novos investimentos, aquisições, fusões, integrações e alianças.
E muito em breve assistiremos à próxima etapa desse processo com a integração entre Ecossistemas de Negócios, como aconteceu na China, onde empresas e ecossistemas se integram a outros ecossistemas para criarem Meta Ecossistemas ou Sub Ecossistemas mais relevantes setorial ou globalmente.

Mas sempre estaremos falando de modelos de Ecossistemas possíveis dentro da realidade de cada setor, região ou área de atuação onde se inicia sua formação. A evolução depende de forma fundamental das características, realidade, oportunidade e desafios de cada momento. Nos Ecossistemas, todos sabem como começa, mas ninguém sabe exatamente como continuará ou terminará. Essa é outra característica própria da formação dos Ecossistemas e daí a questão da velocidade hipersônica.

E, no processo de formação e desenvolvimento dos Ecossistemas de Negócios, as questões de Cultura, Valores, Governança e Gestão são tratadas em paralelo, o quanto seja possível, enquanto se concentra o foco na incorporação, integração ou fusão de novas frentes e negócios.

A resultante é que por bom tempo irão conviver diferentes culturas, governanças, valores e modelos de gestão, até que estejam configurados os modelos resultantes predominantes de todo o processo de integração, que dificilmente será o original da empresa iniciante, mas um outro resultado do processo integrado. E sem dúvida o desafio desse convívio é um dos pontos críticos de todo esse desenvolvimento.

Mas é absolutamente gratificante e desafiador vivenciar esse momento de transformação estrutural de mercado, em meio aos desafios gerados pela pandemia, quando se pode antever e antecipar os movimentos que se desenham e seus impactos na reconfiguração do mercado futuro e suas consequências em cada negócio, setor, atividade, segmento ou marca.

Sem dúvida tempos desafiadores, marcantes e de muitas oportunidades em meio à pandemia. Como cada realidade estará na reconfiguração emergente dependerá da atitude, postura, iniciativa e capacidade de ousar e inovar de cada empresa ou negócio. E com todos os riscos associados.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvea Ecosystem.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Vacina e ajuda do governo impulsionam vendas do varejo nos EUA

Próxima Postagem

Sequoia adquire Transportadora Plimor

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sequoia adquire Transportadora Plimor

Sequoia adquire Transportadora Plimor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.