Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejistas revisam valores e adotam agenda ESG para atender exigências do consumidor

A 10ª edição do Fórum Lide do Varejo e Marketing reuniu os principais líderes dos dois setores para debater as mudanças e tendências

Larissa Féria de Larissa Féria
22 de março de 2022
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejistas revisam valores e adotam agenda ESG para atender exigências do consumidor

Diante da mudança de comportamento emergentes da pandemia de covid-19, as empresas precisaram se reposicionar e investir em práticas ESG para atender às exigências do consumidor. “O consumo e varejo emergentes pós-pandemia: ESG e DEI como parte da adequação” foi tema de um painel da 10ª edição do Fórum Lide do Varejo e Marketing, que aconteceu entre sexta-feira (18) e domingo (20) no Sofitel Jequitimar Guarujá, litoral de São Paulo.

Quando a pandemia começou e 100% das lojas foram fechadas, em março de 2020, a varejista de moda Riachuelo tinha acabado de lançar uma nova campanha. Em casa, os vendedores se tornaram consultores digitais. Para se comunicar com os clientes durante a pandemia, a empresa foi obrigada revisar seus valores e voltar à origem.

“Foi uma mudança forte de comportamento. Além da área de tecnologia, revisamos os nossos valores durante a pandemia. Neste momento de retomada, o foco é o sonho das pessoas, já que muitas perderam a capacidade de sonhar”, diz Elio França e Silva, diretor-executivo da Riachuelo.

Durante o primeiro ano de pandemia, em fevereiro de 2021, a RaiaDrogasil apresentou uma agenda ESG com oito objetivos e 35 compromissos de sustentabilidade para 2030.

Entre os objetivos, a companhia destaca cuidados comunitários e com a equipe interna, tais como cuidar da saúde dos funcionários e clientes, promover saúde integral nas comunidades, potencializar a economia circular na cadeia de valor da empresa e contribuir com a neutralidade global de carbono.

“Criamos a agenda de ESG, mas é muito difícil ter uma agenda se não olharmos no longo prazo”, diz Antônio Carlos Pipponzi, presidente do Conselho Administrativo da RD.

Herdeiro da rede RaiaDrogasil, Rodrigo Pipponzi decidiu seguir por outro caminho e é cofundador da Editora MOL, criada em 2007. O primeiro projeto da editora foi a revista Sorria, vendida no caixa das farmácias Droga Raia, que tem tiragem bimestral de 230 mil unidades

“Em 2013, subimos um hospital do Graac com recursos da Sorria. Aquilo foi um clique para  perceber a força que o varejo tem de promover a transformação e consolidar um modelo de negócios, que é a MOL, uma editora de impacto social”, diz Rodrigo Pipponzi, cofundador da Editora MOL.

Hoje a editora MOL tem parceria com 14 varejistas de diferente de produtos e está presente em mais de 6 mil lojas, chegando a 50 milhões de usuários.

Balanço do evento

Promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, a 10ª edição do Fórum Lide do Varejo e Marketing reuniu os principais líderes dos dois setores para debater as mudanças e tendências, especialmente inovações em ferramentas, como o metaverso e o TikTok.

Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem

“O setor de varejo, pela proximidade que tem com o consumidor teria que assumir responsabilidades na discussão de grandes temas, propondo caminhos e usando o seu poder como o maior empregador privado do País para proporcionar uma transformação que seja posistiva”, afirma Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, publisher da Mercado&Consumo e presidente do Lide Comércio.

Gouvêa destaca a continuidade no crescimento dos ecossistemas de negócios nascidos no varejo para transformar a realidade do consumidor. Como exemplo, ele cita crescimento de categorias, formatos, canais e modelos de negócio.

“Não se pode ignorar o jogo onde os consumidores têm cada vez mais acesso a tudo. Esse é um processo irreversível. A consciência sobre essa realidade muda toda a posição das peças no tabuleiro: do lado da indústria fornecedora há o interesse de estar mais próximo do consumidor e criar canais alternativos e produtos. Do lado do varejo, amplificar as oportunidades, incluindo marcas próprias. Do lado dos prestadores de serviços, avançar para incorporar papéis varejistas na sua realidade”, afirma.

Imagens: Shutterstock e Kazuo Kajihara/Lide

Postagem anterior

iFood e Digital House lançam iniciativa de formação em programação de back e Front End

Próxima Postagem

Varejo resiliente

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce
E-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025
Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita
Tecnologia

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo resiliente

Varejo resiliente

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.