Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

“Eu só quero vender chuteiras…”

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
23 de novembro de 2019
no Artigos, Eventos
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi com essa frase que um diretor de marketing de uma grande empresa de material esportivo me respondeu quando abordei a temática da governança no esporte durante uma reunião que ocorreu há uns quatro anos. Na verdade, a frase completa foi: “eu não sei nem o que é isso (referindo-se a governança), eu só quero vender chuteiras.”

Fiquei surpresa. Confesso que a composição da resposta mostrava além de um total desconhecimento como um gestor da iniciativa privada que deveria desde sempre entender o que eram governança e compliance, o quão a visão limitada do seu modus operandi de fazer marketing não correspondia aos próprios valores que a empresa propagava. Obviamente, vi que tentar convencê-lo era uma baita perda de tempo. Fui embora com a venda das chuteiras na cabeça, e penso, para você ver, até hoje nisso.

É claro que a finalidade comercial de qualquer empresa que vende… é a venda, mas seria a qualquer custo? Muitos irão dizer: seria não, é. O acionista está preocupado com  o resultado financeiro, não está preocupado com o que faz ou deixa de fazer o clube de futebol, por exemplo. Ele quer o jogador desfilando com a chuteira e atraindo milhares de fãs para as lojas, até porque tampouco o consumidor vai perguntar para o vendedor: “Essa chuteira é do jogador do clube que tem governança?”

Ora, todos entendemos que a indústria esportiva é bastante competitiva, é um mercado que precisa estar em constante inovação, com um apelo de engajamento que envolve diversas frentes, que estimula sem parar o desejo do consumidor. Em momento algum duvida-se do poder do marketing para disparar as vendas. Mas que tal despertar o marketing para a governança?

É inegável que uma gestão de um clube de futebol (ou qualquer outra entidade esportiva) que preza a governança oferece um suporte muito mais sólido nas decisões comerciais do patrocinador, e, neste caminho, a confiabilidade no patrocinado aumenta a percepção de valor no mercado e traz, quase que por osmose, a atração pelo produto, qualquer que seja ele.

Por outro lado, é obvio também que uma gestão temerária arrisca não apenas o recurso investido, o que de fato poderia limitar a compra de jogadores de destaque para calçar a chuteira e atrair consumidores para compra-la, mas arrisca o maior bem de uma marca, sua reputação, cujo tempo para construir é infinitamente maior que para destruir, e, como consequência final, gerar uma crise que qualquer acionista iria se arrepender de exigir a venda sob qualquer circunstância.

É por isso que o marketing precisa pensar em governança. Afinal, estamos falando de imagem. Aquela, que vale mais que um milhão de palavras… E não haverá jogador de futebol que mude essa matemática, principalmente porque a sociedade, hoje, já não admite o fim a qualquer custo. Estamos falando de responsabilidade, sustentabilidade e ética. Valores que sem a governança, não se alcançam.

Fabiana Bentes é CEO da Sou do Esporte
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Sportlab e Sou do Esporte realizam evento sobre as tendências de gestão no esporte brasileiro

Próxima Postagem

Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
NRA Show 2025: Inovação, tecnologia e sabores globais vão agitar Chicago
Foodservice

NRA Show 2025: Inovação, tecnologia e sabores globais vão agitar Chicago

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.