Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A transformação da loja no varejo potencializada pela IA

Momentum 1.073

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
24 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A transformação da loja no varejo potencializada pela IA

“Já foi PDV, evoluiu para PDX e depois mudou para OmniPDX. Foi reconfigurada para OmniPDX elevado a IA e, no cenário atual, talvez podemos simplesmente considerar como Shop potencializada pela Inteligência Artificial, ou Shopᴵᴬ.

E, diferentemente do que estávamos acostumados, as novas configurações brotam ao mesmo tempo em diversas geografias no mundo, com forte predominância do que acontece na Ásia, onde a velocidade de transformação tem sido potencializada pelo senso de urgência em busca do maior protagonismo nos cenários econômico, político e de negócios.”

Nesse cenário, a tecnologia, o digital e a Inteligência Artificial reconfiguram toda a realidade. Temos hoje apenas uma pálida ideia do que será o futuro, como consequência desse processo no varejo. E as transformações passam pela multipolarização, com crescente protagonismo do valor.

O consumidor do passado torna-se megaempoderado, pela multiplicação de alternativas de produtos, serviços, soluções, marcas, canais, formatos e negócios disputando sua preferência, atenção e a, cada vez mais desafiadora, fidelidade.

Como ser fiel com tantas alternativas e oportunidades renovadas, de forma constante e multiplicadas, pelas possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial, disputando e envolvendo seu interesse, atenção e preferência?

Como resultado dessa multiplicação de possibilidades e do maior nível de informação, aumenta a predominância do varejo de valor em suas múltiplas alternativas. Como o EMart, do ecossistema Shinsegae, na Coreia do Sul, que criou em seus super e hipermercados uma área destinada aos produtos No Brand.

O No Brand representa sua estratégia de oferecer em suas operações um negócio só focado em valor, com preços low entry. Ou seja, na faixa mais baixa, em diversas categorias, para combater as operações, formatos e canais tradicionais orientados para o valor, além do que é oferecido pelo digital.

Ao mesmo tempo em que os operadores tradicionais de valor crescem em participação de mercado na Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil, todos os demais buscam caminhos estratégicos para oferecer mais experiência, atratividade, conveniência, facilidade, experimentação, personalização e o que mais for possível para enfrentar a crescente tendência do foco no valor.

Usam todos os recursos possíveis para se tornar mais competitivos, racionais e com maior produtividade para oferecer mais por menos com melhor rentabilidade. Haja desafio.

A Inteligência Artificial, por suas diversas possibilidades, é o elemento da hora e do futuro, para diferenciar, racionalizar, simplificar, atrair, reter, personalizar e, na medida do possível, conquistar o cada vez mais volúvel e volátil consumidor.

Em Singapura, com seu programa de fidelidade, o Capital Group, desenvolvedor, investidor e operador de 18 shopping centers, monitora comportamentos em todas as suas operações, que mesclam varejo, serviços, soluções, coworking e, especialmente, foodservice, reconhecendo e premiando o relacionamento com cashback, promoções e estímulos diversos, personalizados pelo perfil comportamental de seus clientes.

De forma similar, o grupo Hyundai, também operador de varejo na Coreia do Sul, monitora comportamentos e promove troca constante de operadores e negócios em sua maior loja de departamentos em Seul, inaugurada em 2021, com 89 mil m², 6 pisos, 500 lojas e 300 operações de foodservice, focada no público de 20 a 30 anos. Com base nas informações coletadas, eles intensificam o conceito de pop up, aplicando essas estratégias aos diversos negócios oferecidos.

Em tudo o que envolve a frente das lojas, o IA será fundamental no tratamento de dados e na criação de alternativas dinâmicas de personalização, precificação, pagamento, interação e vivência, para diferenciar, atrair, vender, reter e, se possível, fidelizar.

Projetos-piloto na Coreia, Singapura e China individualizam a oferta de produtos e marcas nas lojas, a partir do reconhecimento facial e do enquadramento dos dados demográficos e preferências de clientes com perfis semelhantes, que são constantemente revistos pelo uso da IA.

Na retaguarda dos negócios das lojas, a IA será elemento crítico para fazer tudo isso e muito mais, de forma racional, eficaz e com extrema produtividade, para maximizar rentabilidade e reduzir custos de estoques e despesas, permitindo a expansão num cenário cada vez mais competitivo.

Isso sem falar em todo seu papel crítico nos aspectos que envolvem a gestão estratégica, a integração logística, a personalização da comunicação e do relacionamento, além da ativação digital integrada com o espaço físico.

Nesse horizonte amplo de possibilidades, vale especular sobre o futuro que está sendo construído agora e que transformará, de maneira definitiva, todas as formas do varejo, combinado com serviços e soluções.

Será mágico acompanhar e vivenciar.

Notas

No dia 27 de junho, em São Paulo, a Gouvêa Ecosystem realizará evento especial sobre impactos no varejo global e local das transformações que acontecem na Ásia, com especial ênfase em China, Coréia e Singapura onde estivemos recentemente em missões técnicas 360. O evento terá transmissão virtual e pode ser acessado para cadastramento por esse link.

No Latam Retail Show de 17 a 19 de setembro no Center Norte em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na economia, no consumo e no varejo para os diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios. Com a presença de líderes marcas, iniciativas e cases que mostram caminhos já sendo percorridos na integração possível de negócios e desses setores para enfrentar os desafios à frente. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Wake On The Road desembarca em Curitiba focado na experiência do consumidor

Próxima Postagem

Onda de recuperação judicial no varejo impacta a economia e o emprego

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Onda de recuperação judicial no varejo impacta a economia e o emprego

Onda de recuperação judicial no varejo impacta a economia e o emprego

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.