Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Confiança do empresário cresce no 2º trimestre, diz ADVB/Fipe

Para o segmento setor econômico foi registrada uma alta de 0,15 no segundo trimestre

Redação de Redação
24 de setembro de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
empresas Confiança empresário

O avanço da vacinação elevou no segundo semestre a confiança dos dirigentes de vendas em relação ao trimestre anterior. É o que mostra a 14ª sondagem de confiança da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP).

O indicador de confiança da ADVB considera respostas para os negócios da empresa, setor econômico e para a economia do Brasil atribui pesos de -1 a +1, sendo zero a linha dágua do índice. Para os negócios houve um aumento de 0,18, ante uma queda de 0,1 no primeiro trimestre.

Para o segmento setor econômico foi registrada uma alta de 0,15 no segundo trimestre, depois uma queda de 0,11 nos primeiros três meses do ano.

A pior pontuação foi para a confiança no desempenho da economia brasileira, que fechou o período em análise com ligeira alta de 0,02, depois de uma queda de 0,42 no primeiro trimestre.

A ADVB e a Fipe ouviram 443 dirigentes entre 10 de junho de 9 de agosto. Predominaram empresas do setor de comércio e serviços (83,1%) e indústria (13,8%). “A melhora nos números da pandemia e o avanço da vacinação podem ter contribuído para a evolução nos indicadores de confiança e expectativa”, diz o presidente da ADVB, Aristides Cury.

Os dados do segundo trimestre são os melhores desde os últimos três meses de 2019, embora ainda não os tenham ultrapassado. A notícia pouco ou nada alvissareira, de acordo com Cury, é que muito provavelmente haverá uma reversão da tendência dos dados no terceiro trimestre. Isso porque, de acordo com ele, a melhora que se esperava no começo do ano para o segundo semestre tende a não acontecer.

Segundo o executivo, os indicadores ainda não registram uma retomada completa das condições pré-pandêmicas. A Sondagem ADVB mede também as expectativas para os próximos 12 meses e inclui levantamento das expectativas de dirigentes e ocupantes de cargos das áreas citadas quanto ao desempenho das vendas e da verba à disposição para ações de marketing no futuro próximo.

Neste corte da pesquisa, a confiança dos empresários nos negócios das empresas desacelerou para 0,30 de uma pontuação de 0,44 no primeiro trimestre. Para o setor econômico, a confiança em relação aos próximos doze meses saiu de 0,38 no primeiro trimestre para 0,25 no segundo trimestre. Mais uma vez, o pior desempenho foi em relação à expectativa para a economia brasileira nos próximos 12 meses. Essa passou de 0,27 para 0,03.

Dos respondentes da pesquisa, 74,6% eram do gênero masculino. Destes, 64,7% tinham 45 anos ou mais. Em termos geográficos, predominavam na amostra os respondentes de empresas sediadas em São Paulo (40%) e entre outras unidades federativas (60%). A maior parte dos respondentes da 14ª rodada ocupava cargos de presidência, direção geral, gerência comercial, direção de vendas, diretores administrativos, gerentes de marketing e vendas, entre outras posições de destaque e liderança. Predominaram empresas do setor de comércio e serviços (83,1%) e indústria (13,8%).

Finalmente, em termos de porte, a maior parcela dos respondentes (38,4%) integrava empresas que foram classificadas como de menor porte (até 9 funcionários); 31,9% faziam parte de empresas e organizações com entre 10 e 99 funcionários; e 27,2% compunham empresas com 100 ou mais funcionários.

De acordo com a ADVB, a expectativa dos respondentes também se consolidou em território positivo, considerando o progresso apurado em todas as dimensões da sondagem: economia brasileira, setor econômico e empresas/negócios dos respondentes. Em conjunto, tanto os níveis de confiança quanto de expectativa alcançaram os melhores patamares da série histórica desde 4º trimestre de 2019.

Desempenho esteve em compasso com o avanço da vacinação no País, as melhorias nos números da pandemia (contaminados, internados e mortes) e a perspectiva de reabertura e recuperação econômica projetadas para o segundo semestre de 2021.

No que tange ao desempenho esperado do valor das vendas nos próximos 12 meses, os respondentes se distribuíram entre aqueles que se declararam otimistas (83,0%) e pessimistas (8,0%).

Uma parcela minoritária dos respondentes (9,1%) apostava na manutenção dos patamares atuais. Já com relação à verba de marketing, adotando como referência o mesmo horizonte, a expectativa média apurada com relação à verba disponível foi um pouco menos otimista, distribuindo-se da seguinte forma: expectativa de aumento para 60,2%; de estabilidade, para 30,5%; e de queda, para os demais (9,4%).

Com informações de Estadão Conteúdo: (Francisco Carlos de Assis)

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Tônica Antártica cria delivery de drinks com releituras de clássicos

Próxima Postagem

Grupo Baumgart vai ampliar atuação em São Paulo com Cidade Center Norte

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo
Tecnologia

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo Baumgart vai ampliar atuação em São Paulo com Cidade Center Norte

Grupo Baumgart vai ampliar atuação em São Paulo com Cidade Center Norte

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.