Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Verticalização e ESG: movimentos de impacto na cadeia dos alimentos

Cristina Souza de Cristina Souza
24 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Bem Brasil avança em agricultura sustentável, economia circular e gestão de resíduos

Segunda dados da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do País: representa 10,8% do PIB e gera 1,8 milhão de empregos formais e diretos. O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, atingindo 190 países.

Com esse artigo, faço um recorte pontual de um case que pudemos conhecer in loco, que reforça esses números e, certamente, reflete a realidade e a pujança de várias empresas do segmento, tanto nacionais quanto internacionais.

Em visita recente a algumas fazendas e unidades fabris da Bem Brasil, localizadas em Perdizes e em Araxá, Minas Gerais, foi possível conhecer mais do trabalho dessa empresa que, em pouco mais de 15 anos, conquistou uma consistente fatia do mercado de batatas pré-fritas no País, já atua e investe em estratégias para exportação.

A Bem Brasil é uma empresa brasileira que optou pela verticalização. Ela impressiona com os sistemas de produção e colheita mecanizados, semelhantes aos do mercado americano. As sementes são importadas da Europa, a produção tem irrigação controlada e a pulverização de fungicidas é aérea e tem o apoio de drones para assegurar a cobertura das “bordas” das plantações.

Para a adubação existe uma demanda grande de fertilizantes naturais e as fazendas agregam mais de 6 mil cabeças de gado, parcialmente alimentadas com resíduos da produção (cascas) e complementadas  por produtos provenientes do rodízio de culturas e ração. O esterco é recolhido, preparado, retorna para as plantações como adubo e o gado é vendido para corte.

Para avançar, a empresa conta com grandes parceiros como a Basf, além da sua área de pesquisa e desenvolvimento trabalhar com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa) para apoiar o desenvolvimento de variedades de sementes, testes de produtividade e resistência.

Do ponto de vista de ESG, o manejo hídrico (limites e cuidados para captação e uso da água), solo e preservação de matas nativas, ausência de trabalho infantil, incentivo à educação, confluem em um robusto programa que envolve escolas, clientes e comunidade para dar visibilidade das boas práticas realizadas pela empresa.

A empresa produz 450 mil toneladas de batata frita congelada por ano. Atua no varejo alimentar e para atender ao foodservice buscou o modelo de distribuição amparado por distribuidores de alimentos. E à medida que os volumes vão se consolidando, especialmente nas contas-chave (key account), vão migrando para o atendimento direto a esses clientes.

Nas fábricas, as linhas são automatizadas, incluindo as etapas de embalagem e paletização. Como toda empresa, existe sempre a ser feito. O foco em energia renovável é um tema, passando por novas linhas de produtos, customização para clientes e crescimento, já que há no Brasil e no mundo há um déficit na oferta de batatas, pois ela é um dos alimentos mais consumidos no planeta, ficando atrás apenas dos laticínios, trigo e arroz.

O time que nos recebeu fez questão de reforçar a obsessão da empresa pela inovação e qualidade, mas, também, a cultura de manter as coisas simples, especialmente nas relações internas e com o mercado.

Foi realmente impactante conhecer um pouco mais e poder compartilhar esse recorte com os aprendizados que pudemos ter por lá.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Loungerie aposta em modelo de lojas menores e prevê abertura de mais 20 unidades neste ano

Próxima Postagem

Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para comprar na Black Friday

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para compra na Black Friday

Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para comprar na Black Friday

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.