Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O papel estratégico do elo da distribuição na cadeia do foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
25 de abril de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O papel estratégico do elo da distribuição na cadeia do foodservice

A empresa Driva Tecnologia, parceira do Instituto Foodservice Brasil (IFB), do qual somos associados, já mapeou mais de 1 milhão de estabelecimentos ativos no Brasil, que representam cerca de 70 tipologias de negócios.

É um processo altamente dinâmico e que nos permite olhar de maneira mais aprofundada e segmentada por Estado, cidade ou logradouro a concentração desses operadores. Esse é um importante avanço no setor, especialmente porque temos no Brasil 23% das operações concentradas em redes e 77%, em operadores independentes, segundo dados da Mosaiclab.

O Brasil é um país continental: são mais de 8 milhões de km² de território. E as questões relacionadas ao abastecimento e entendimento das necessidades desses negócios envolve desafios históricos, tanto para as indústrias, mas, principalmente, para distribuidores e atacadistas.

Sabe quando um varejista diz “nossa empresa atende a todos os CEPs do Brasil”? Somente os distribuidores e atacadistas podem falar isso em relação ao atendimento aos operadores de foodservice, pois nenhuma empresa tem essa capacidade.

Segundo o relatório da Abad/NielsenIQ 2022, de maior de 2022, o setor atacadista e distribuidor brasileiro cresceu 7,1% e faturou R$ 308,4 billhões em termos nominais em 2021. Foram mais de 600 entrevostados, o que sinaliza o volume de empresas envolvidas nesse elo da cadeia.

Cabe destacar que esses players também atendem minimercados, mercados regionais e novos canais que surgiram na pandemia, como mercados autônomos em condomínio. Ou seja, não reflete exclusivamente o foodservice e inclui também a presença do consumidor final que migrou do super e hiper para se abastecer.

O fato é que para vencer os desafios ligados ao tamanho, geografia, deficiente malha viária e ferroviária e barreiras fiscais do País, tanto indústrias, quanto operadores contam exclusivamente com os distribuidores, brokers e atacadistas.

Internacionalmente existe grande clareza sobre o papel de cada um dos elos do setor de alimentação fora do lar. No Brasil, o elo da distribuição briga por esse reconhecimento. E para tal oferece serviços como capacitação para os clientes, atendimento multi channel (telefone, online ou presencial), prazos cada vez mais curtos para entregas, presença em marketplaces para garantir proximidade aos clientes, contratos negociados a médio prazo e, claro, está lado a lado para acompanhar o crescimento e movimento dos clientes e do mercado.

Nossa leitura sobre as iniciativas de indústrias no lançamento de plataformas está mais ligada ao desejo de captação de dados dos clientes para que possam evoluir em suas estratégias de P&D do que efetivamente atuarem na distribuição, especialmente pela complexidade destacada nesse artigo.

Fato é que os distribuidores de alimentos no Brasil estão cada vez mais digitalizados, eficientes e maduros. As relações com as indústrias podem, precisam e devem evoluir, mas o chamado final aqui é para os operadores. Que gastam muita energia em cotações de centavos e não gerenciam a jornada desse ingrediente em sua operação: pré-preparo, preparo, performance do ingrediente e principalmente desperdício.

Vale repensar!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Alelo faz parceria com o Appgas e oferece desconto no gás de cozinha para comerciantes

Próxima Postagem

Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.