Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A combinação perfeita para o sucesso dos negócios de alimentação

Eficiência na engenharia de cardápios e ofertas por tempo limitado

Cristina Souza de Cristina Souza
29 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A combinação perfeita para o sucesso dos negócios de alimentação

Consumidores exigentes e ávidos por inovação são uma realidade no mercado de foodservice, porém, o grande ponto é assegurar esses dois elementos combinados de maneira eficiente em relação ao desenvolvimento de fornecedores, treinamento da equipe, novas embalagens, timing de produção, qualidade de performance no delivery, gestão de custos, entre outros fatores.

A dicotomia entre inovar e os desafios para a implementação pressionam redes de franquias, redes independentes e negócios do segmento em geral. As grandes redes, sejam nacionais ou internacionais, possuem estruturas maduras nesse tema. Então, vamos aprofundar como é possível construir essa jornada nos demais contextos.

O primeiro grande passo é a gestão informatizada do negócio. Parece básica essa afirmação, mas, infelizmente, essa é uma realidade comum, inclusive em operações com mais de 20 ou 30 lojas.

O segundo é a engenharia do cardápio, que envolve a combinação de fichas técnicas, com percentuais adequados para garantir a rentabilidade do negócio, e uma perfeita variedade de ingredientes, número de fornecedores, complexidade de execução, e, principalmente, a otimização da oferta dos produtos que têm uma performance vencedora em vendas, combos e itens que precisam ser atualizados.

A partir do momento que essa estrutura existe e é bem gerida, o próximo passo é avançar na construção de um calendário de inovações, parte dele correlato a datas importantes do varejo, como o Natal e Dia das Mães, mas nunca em todas as datas, para o efeito não se perder. E depois em datas que são importantes para promover o seu próprio negócio a partir das especialidades da casa.

Por exemplo, para uma pizzaria, uma semana com promoções e sabores especiais; para uma confeitaria, novas variações de recheios e coberturas de bolos etc.

Outro caminho é apoiar-se nas soluções oferecidas pelas indústrias, geralmente já testadas, precificadas e de simples implementação. Por fim, a conexão com ações sociais de impacto tem sido tendência e gerado adesão pelos consumidores.

Desenhados os caminhos é necessário entender, de forma realista, que os ciclos de inovação precisam de 60, 90 ou até 120 dias para implementação. Em negócios pequenos e autorais, os prazos podem ser menores, porém, também exige planejamento.

O fator crítico de sucesso dessa estratégia é o efeito surpresa para o consumidor: a qualidade da comunicação, a execução, a experiência e, na maioria das vezes, a escassez. Ou seja, oferta por tempo limitado. Isso evita que seja desestruturado todo modelo de engenharia de menu do negócio e, somente se o produto se provar como um vencedor em vendas, ele passa efetivamente a fazer parte do menu fixo da casa.

Para fazer tudo isso acontecer de forma assertiva é necessário manter um radar contínuo sobre as tendências do mercado, desejos e necessidades do consumidor, conexão com lançamentos dos concorrentes e definir em quais canais irá desenvolver essas promoções. Vamos acelerar o foodservice brasileiro com mais e mais profissionalismo e competência.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo 4.0 e omnicanalidade: ainda é hora

Próxima Postagem

Foodtech Mundo Rão lança aplicativo que reúne cardápio de 22 marcas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodtech Mundo Rão lança aplicativo que reúne cardápio de 22 marcas

Foodtech Mundo Rão lança aplicativo que reúne cardápio de 22 marcas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.