Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
29 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A partir da análise sobre os desafios de 2023 através do dinamismo e da evolução dos mercados de tecnologia, marketing e pessoas, a proximidade de um novo ano também faz com que o mercado e seus profissionais fiquem ansiosos para trabalhar com tendências que demonstram grande potencial para moldarem o cenário dos negócios em 2024. Olhando para o futuro próximo, temos a oportunidade de explorar as inovações em marketing e comunicação que prometem revolucionar a forma como as empresas se conectam com seus clientes e alcançam o sucesso.

O cenário dinâmico e em constante evolução apresenta um terreno fértil para a inovação e a adaptação. Questões relacionadas à privacidade de dados desafiaram a forma como as empresas coletam e utilizam informações sobre seus clientes. Além disso, vivermos a saturação do mercado e a intensificação da concorrência como obstáculos adicionais, que obrigam as marcas a repensarem suas abordagens para se destacar em meio ao cenário digital.

Se 2023 destacou a necessidade de soluções personalizadas, podemos esperar que 2024 chegue com oportunidades para aprimorar essa estratégia com o uso avançado da inteligência artificial. O uso de IA não apenas oferecerá insights valiosos, mas também automatizará processos, permitindo que as equipes de marketing se concentrem em estratégias mais criativas e estratégicas. Investimento em experiências interativas e realidade aumentada devem ganhar ainda mais destaque para envolver seu público de maneiras inovadoras e trabalharem com a fusão entre o digital e o físico.

Tudo vai depender sobre como as empresas conseguirão entender melhor o comportamento do consumidor, aumentando a capacidade para proporcionar experiências mais relevantes e personalizadas. O marketing de conteúdo interativo tem tudo para alcançar um novo patamar durante o próximo ano, mas para isso as marcas precisam aprender sobre como desenvolver estratégias que não apenas atraiam a atenção, mas também criem certa conexão emocional e mais profunda com os consumidores.

Enquanto a sustentabilidade representava um desafio para algumas empresas durante este ano, o próximo pode se destacar pela oportunidade de transformar práticas sustentáveis em diferenciais realmente competitivos, não apenas no tom da voz adotado pelas empresas. As marcas que adotarem uma abordagem consciente em relação ao meio ambiente não apenas atenderão às expectativas dos consumidores preocupados com o planeta, mas também ganharão sua lealdade.

A conscientização ambiental está moldando as escolhas dos consumidores, fazendo com que as marcas estejam cada vez mais focadas em estratégias de marketing sustentável, destacando suas práticas ecológicas, apoiando causas sociais e envolvendo-se em iniciativas comunitárias. Os consumidores não apenas comprarão produtos, mas também valores, e as marcas que adotarem uma abordagem sustentável colherão os benefícios em termos de lealdade e confiança do cliente. O marketing sustentável será uma maneira tangível de demonstrar os valores da empresa e construir conexões genuínas.

O surgimento do metaverso mostrou oportunidades duvidosas, deixando marcas à deriva ao explorarem esse espaço virtual na tentativa de criar experiências imersivas. Mesmo prometendo uma vanguarda da inovação, talvez este barco já tenha partido. No entanto, uma aposta segura para o marketing está no conteúdo rápido em vídeos curtos.

Com o TikTok alcançando o topo das redes sociais e o aumento do foco do conteúdo breve em vídeo, o aplicativo conquistou milhões de usuários em todo o mundo, tornando-se uma plataforma vital para estratégias de marketing inovadoras. Em 2024, o desafio será utilizar esse formato para a captura da atenção imediata, se expressar de maneira autêntica e oferecer interação direta. Complementando a tendência, o marketing de afiliados e a parceria com microinfluenciadores serão ainda mais relevantes para fomentar novos negócios ou otimizar seu esforço de marca.

Mesmo que 2023 tenha apresentado muitos desafios para as empresas de marketing, a virada para 2024 traz consigo oportunidades emocionantes. A capacidade de adaptação e a disposição para abraçar novas estratégias determinarão quais marcas prosperarão no próximo ano.

Trabalhar com produtos e serviços de maneira inovadora e interagir com os consumidores de uma forma completamente nova será cada vez mais difícil, porém, a capacidade de aprender com o passado, abraçar a mudança e transformar desafios em oportunidades de crescimento podem ser as chaves para o sucesso.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Boticário, Natura e Samsung são as marcas mais indicadas por influenciadores no Brasil

Próxima Postagem

Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio

Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.