Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo alimentar: integração e competição com a indústria

Cristina Souza de Cristina Souza
30 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo alimentar (super, hiper, mercado, mini, conveniência, hortifrutis, entre outros) a cada dia aprofunda o seu conhecimento sobre o consumidor usando a tecnologia para acelerar movimentos estratégicos ligados ao desenvolvimento de produtos em marca própria, reconfiguração de lojas, precificação e potencialização da experiência dos consumidores.

Já houve quem apostasse que o varejo alimentar em sua forma clássica assumiria apenas o papel de marketplace físico, operado pela indústria, devido a uma possível perda de relevância para os consumidores.

Mas, mesmo com o crescimento do conceito Direct to Consumer/B2C representado pela venda da empresa produtora (indústria) diretamente ao consumidor final (por exemplo: Swift, BRF, Nestlé), que poderia ser encarada como concorrência, há uma forte malha de colaboração sendo ampliada e amparada por tecnologia para que as indústrias atuem conjuntamente na otimização dos resultados dos seus clientes varejistas.

Temos um cenário antagônico e complementar e nesse momento não há como determinar o que prevalecerá.

A empresa Aryzta, por exemplo, criou o conceito denominado Padaria Nota 10. Já inaugurou três lojas dentro de uma rede de supermercados e segue em ritmo acelerado rumo a um ambicioso plano de expansão. O formato inclui o desenvolvimento completo de mix de produtos para a padaria do supermercado, operação e gestão por indicadores. Tudo isso com integração tecnológica transparente entre varejista e indústria para garantir a melhor margem e potencializar a qualidade do atendimento ao cliente. O modelo de negócios e tecnologia foram desenvolvidos pela Aryzta com apoio de empresas especializadas e startups.

Soluções tecnológicas, amplamente difundidas no varejo de moda, por exemplo, migram para o varejo alimentar. A empresa Centric Software, com seu o PLM (Product Lifecycle Management), promete atuar como conectora de dados, permitindo ao varejista usar tudo o que ele já tem disponível em seu ecossistema para dar vistas às suas respectivas equipes, seja para atuação individual, no caso do desenvolvimento de marca própria ou colaborativa, seja apoiando seus fornecedores com dados que subsidiem a criação de produtos e soluções mais adequadas aos consumidores.

É válido ressaltar que o movimento de desenvolvimento de marca própria deve ganhar contornos cada vez mais agressivos no varejo alimentar brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) de julho de 2020, a categoria de marca própria cresceu 10% em relação a 2019. O cenário de recessão pós-vacina deve contribuir ainda mais para esse crescimento.

Em evento em 24 de março em que atuei como mediadora, Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour Brasil, ilustrou amplamente o quanto os times da empresa dedicam-se a desenvolver produtos com o menor preço, maior aceitação pelo consumidor e, principalmente, com a melhor qualidade nutricional. É uma visão integrada às premissas do programa mundial Act for Food, cujo objetivo é oferecer alimentos de qualidade aos clientes, adicionada das preocupações ligadas à sustentabilidade e ética na cadeia.

A rede americana Trader Joe’s, fundada em 1.958, possui um mix de apenas 4 mil itens (em geral o varejo alimentar oferece 50 mil itens aos consumidores). Desses, cerca de 80% dos produtos são de marca própria. A rede possui mais de 500 lojas espalhadas em cerca de 42 Estados americanos e segue continuamente investindo no aprimoramento dos seus produtos.

Certamente iniciativas desse tipo devem preocupar as indústrias, especialmente se os varejistas buscarem especialistas para seus times e usarem todo arsenal de dados que orbitam os seus ecossistemas. Porém, não é só converter uma categoria a marca própria. O sucesso depende dos tópicos citados pela Silvana e, também, da confiança, experimentação e aceitação pelo consumidor.

Em entrevista recente do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ouvi a frase: “O bom líder não é quem fala, mas quem fala e ouve.” Então, se queremos ter um varejo alimentar mais maduro, transparente e competitivo para atender ao consumidor pós-crise, vamos “ler e ouvir” o que os dados têm a nos dizer.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Bigstock/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Grupo Enxuto abre 10ª loja-contêiner em condomínio no interior paulista

Próxima Postagem

Maior operador de strip malls do País, Best Center cresce na pandemia

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Maior operador de strip malls do País, Best Center cresce na pandemia

Maior operador de strip malls do País, Best Center cresce na pandemia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.