Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Depois da tempestade vem a bonança e o vento soprando a favor do varejo neste semestre

Momentum 1.026

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de julho de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
Depois da tempestade vem a bonança e o vento sopra a favor do varejo neste semestre

Foi um período de tempestade quase perfeita para o varejo. Os problemas específicos e pontuais de algumas redes nacionais espalhando preocupações sistêmicas para quase todo o setor. E mais o quadro econômico balizado pelas altas taxas de juros reais, a elevada inadimplência dos consumidores e apesar de alguma recuperação do emprego, da renda e da massa salarial reais. O resultado foi um ambiente bem complicado.

Tudo isso ainda conjugado com o início de um novo governo, com naturais dificuldades, e mais uma mudança dogmática importante com a visão de que o Estado deve ser maior e mais presente, sendo sustentado pelos impostos pagos pelo setor privado.

Ainda tivemos o cenário global instável e pouco positivo agravando percepções e estimulando a retração de investimentos, sentimento potencializado pela alta remuneração das aplicações de baixo risco num ambiente de altas taxas remunerando o capital ocioso.

Sem falar nas idas e vindas de temas tributários importantes como o que envolveu a discussão da taxação das importações de algumas categorias sem controle adequados, abusando de alternativas heterodoxas e que inundou o mercado com produtos de baixo custo entrando ilegalmente no país e afetando o desempenho da indústria e do varejo formal. E mantidos pela visão míope do apelo popular de curto prazo.

Tudo isso culminou com a geração de um comportamento cauteloso de consumidores ressabiados e com endividamento elevado que evitou novas compras em praticamente todas as categorias de produtos, focando ainda mais no chamado Varejo de Valor, aquele do mais por menos

Uma tempestade quase perfeita, ainda alimentada pelo comportamento ‘joga pedra na Geni’ de veículos de comunicação e alguns analistas mais superficiais e imediatistas em suas conclusões.

Ao que tudo indica o cenário à frente para o varejo sinaliza um período de bonança. Que passa pela redução estrutural da inflação – leia-se preços de produtos, em especial os alimentos – e que permitirá um ciclo sustentável de redução das taxas de juros reais.

Que envolve a redução do desemprego, a melhoria da renda real e, portanto, da massa salarial, bem como a redução do endividamento e da inadimplência, beneficiados ocasionados também pelo programa Desenrola.

Passa pelo redirecionamento de capitais para atividades no mundo real à medida que taxas reais de juros caiam e recursos sejam realocados em projetos que envolvam algum risco, porém com ativação econômica.

É também beneficiado pelo quadro internacional, menos complicado de forma geral pela redução dos danos causados pela inflação nos países mais desenvolvidos, importantes importadores de produtos e comodities produzidos por aqui. Tudo isso apesar das indefinições que envolvem o conflito Rússia-Ucrânia e que afeta muitas outras economias europeias, além da norte-americana e da chinesa.

Considera também os números antecipados do setor Agro, em especial por conta da colheita anunciada e os sucessivos recordes de desempenho.

Envolve também o cenário político mais comportado no plano interno, ainda que a discussão da Reforma Tributária no período ‘agosto-novembro’ possa gerar alguma turbulência. Assim como a rediscussão, inadequada, do que foi aprovado e consagrado na reforma trabalhista.

Por tudo isso o cenário à frente para o varejo, depois da tempestade, sinaliza um período de bonança que deve permitir um nível importante de reativação de negócios, investimentos, abertura de lojas, expansão de canais, modelos de negócios e mais incorporação de serviços, temas fundamentais para os setores que envolvem os maiores geradores de emprego formal e privado no país.

Bom para o varejo, para o comércio e para o consumo. E melhor ainda para o Brasil.

Vale refletir.

Nota: Esses novos e importantes elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo também serão apresentados e debatidos com 225 palestrantes para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios do varejo e do consumo no Latam Retail Show, que terá como tema central “Back to the Future” e será realizado de 19 a 21 de setembro em São Paulo. Conheça mais clicando aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

BCG revela que 65% das empresas brasileiras de manufatura já usam Inteligência Artificial

Próxima Postagem

Abrasel e Coca-Cola oferecem curso gratuito em ESG para pequenos negócios

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Abrasel e Coca-Cola oferecem curso gratuito em ESG para pequenos negócios

Abrasel e Coca-Cola oferecem curso gratuito em ESG para pequenos negócios

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.